A DAO é sigla para Organização Autônoma Descentralizada, baseada na tecnologia blockchain. Mas poucos sabem que ela pode estar relacionado também aos objetos, serviços, produtos e até aos negócios.
O funcionamento das DAOs não são tão complexos quanto parecem: a governança é baseada em pessoas que compram os seus tokens e ganham direito de direcionar, votar e até decidir os rumos que a organização tomará.
Por muitas delas terem objetivos comuns, em geral ligados às causas sociais e coletivas, são geridos por contratos inteligentes direcionados para executar as condições estabelecidas.
A primeira DAO foi criada em 2016 e deu completamente errado, amargou o prejuízo de US $150 milhões por conta de uma vulnerabilidade que deu a oportunidade de um hacker fugir com tudo.
Independente das dificuldades que as DAOs enfrentaram no passado, desde a sua origem, elas simbolizam a democracia e estão em todos os setores, desde os ideológicos, políticos, inclusivos, físicos, negócios e comerciais.
Para ser DAO é necessário ter algumas características: entre elas não pode haver hierarquias nas gestões, as partes interessadas tomam as decisões conjuntamente, os códigos são abertos, transparentes, qualquer pessoa pode ter acesso ao token DAO, as regras podem ser mudadas democraticamente e pessoas podem ser contratadas externamente.
Existem vários tipos de DAOs e cada um deles possui uma finalidade. A PleasrDAO coleta vários NFTs e investe em outros ativos; a DaO herstory coleta e financia projetos de mulheres negras e artistas não-binários e fundadores de criptomoedas não binários; a Komorebi Collective DAO financia as mulheres e os fundadores de criptomoedas não binárias; a MetaCartel Venture DAO é um negócio que investe em aplicações descentralizadas em estágio inicial.
A CaféDAO
Se engana quem pensa que os DAOs estão restritos apenas aos temas não palpáveis e não físicos. Uma das DAOs mais interessantes é a TheCaféDAO, que foi criada no início do mês em Seattle, nos Estados Unidos. A ideia foi abrir um estande de café como teste no lado de fora do Museu de Seattle NFT. No menu, o café sai por US $5 a xícara.
Essa DAO se comercializa como “o café que todos possuem”, com os clientes e os funcionários recebendo “tokens de cafés”.
A TheCaféDAO surgiu de um post no Reddit feito em agosto do ano passado por Dan Car um dos membros do grupo. Na postagem ele fazia uma pergunta:
“E se fizéssemos um Starbucks descentralizado?”
Logo, mais pessoas se interessaram pela ideia de Dan e o DAO ganhou corpo e força. A ideia é que o TheCaféDAO se torne autossustentável.
O valor de cada token é de $5 ligados ao preço de uma xícara de café. Todas as vezes que o café é comprado, um novo token é cunhado. Uma parte deste token, cerca de US $3,50 é queimada para contabilizar os custos operacionais e o resto dividido entre os clientes, os funcionários e o tesouro da DAO.
Em dois dias de negócios, o DAO conseguiu 61 moedas de café, sendo 12,2 queimadas para custos operacionais, sendo 6,1 para os clientes e 36,6 realocadas para o tesouro. Os membros da TheCaféDAO estão arrecadando fundos para criar uma vitrine permanente em uma área física de Seattle.
Outras DAOs, como a PizzaDAO tem ideias semelhantes e avançam para os planos físicos.
DAO Platform Syndicate
Além da TheCaféDAO, outras DAOs, como a Syndicate, resolveu reunir mais de US $6 milhões de clientes e parceiros estratégicos, entre eles empresas como a Circle Ventures, OpenSea, Uniswasp Labs Ventures e Carta.
Mais de 1200 clubes de investimentos foram lançados na plataforma desde o seu lançamento e em apenas 3 meses, a DAO levantou cerca de US $28 milhões.
O co-fundador do Syndicate, Ian Lee, falou à CoinDesk:
“Muitos DAOs querem algo como contas bancárias, e o USDC é realmente emocionante em termos de criar soluções quase bancárias. A Uniswap tem uma infraestrutura extremamente poderosa para troca e liquidez, obviamente, e muitos de nossos clubes de investimento estão negociando tokens ou comprando NFTs no OpenSea, por exemplo, então fazer parcerias com líderes do setor nessas áreas faz muito sentido para nós.”
DAO de golfistas
As DAOS vão ainda mais longe, e podem ser inclusive DAOs de golfistas, um deles era chamado de LinksDAO.
Ele é um projeto de DAO criado por um grupo de golfistas para comprar um campo de golfe, que conseguiu arrecadar mais de US $10 milhões. O projeto vendeu 9.000 NFTs com um airdrop de tokens para membros.
O objetivo da LinksDAO era criar um moderno clube de golfe e lazer e oferecer um experimento centralizado no esporte em meio a um crescente ecossistema da DAO.