O DAO é uma Organização Autônoma Descentralizada baseada na tecnologia blockchain. Mas poucos sabem que ele pode estar relacionado também aos objetos, serviços, produtos e até aos negócios.

Ele se tornou sinônimo das causas das mulheres, minorias, das lutas inclusivas e das questões sociais. Mas os DAOS vão bem além disso.

O funcionamento do DAO é bem simples, as pessoas que compram os seus tokens podem direcionar, votar e até decidir os rumos que ele tomará.

Por muitos deles terem objetivos comuns, em geral ligados às causas sociais, coletivas, inclusivas, são geridos por contratos inteligentes em programas de computadores direcionados para executar as condições estabelecidas.

Passfolio

O primeiro DAO foi criado em 2016 e não deu muito certo, amargou o prejuízo de US $50 milhões por causa de problemas técnicos.

Independente das dificuldades que os DAOS enfrentaram no passado, desde a sua origem, eles simbolizam a democracia e estão em todos os setores, desde os ideológicos, políticos, inclusivos, físicos, negócios, comerciais.

Para ser DAO é necessário ter algumas características: entre elas não pode haver hierarquias nas gestões, as partes interessadas tomam as decisões conjuntamente, os códigos são abertos, transparentes, qualquer pessoa pode ter acesso ao token DAO, as regras podem ser mudadas democraticamente e pessoas podem ser contratadas externamente.

Existem vários tipos de DAOS e cada um deles possui uma finalidade. O PleasrDAO coleta vários NFTs e investe em outros ativos, o DaO herstory coleta e financia projetos de mulheres negras e artistas não-binários, fundadores de criptomoedas não binários, o Komorebi Collective DAO financia as mulheres e os fundadores de criptomoedas não binárias, o DAO Amigos com benefícios é um clube social exclusivo, o MetaCartel Venture DAO é um negócio com fins lucrativos que investe em aplicações descentralizadas em estágio inicial.

O CaféDAO

Se engana quem pensa que os DAOS estão restritos apenas aos temas não palpáveis e não físicos. Um dos DAOS mais interessantes é o TheCaféDAO, que foi criado no início do mês em Seattle, nos Estados Unidos. A ideia foi abrir um estande de café como teste no lado de fora do Museu de Seattle NFT. No menu, o café sai por US $5 a xícara.   

Segundo a publicação da coindesk, o DAO se comercializa como “o café que todos possuem”, com os clientes e os funcionários recebendo “tokens de cafés”.

O TheCaféDAO surgiu de um post no Reddit feito em agosto do ano passado por Dan Car um dos membros do grupo. Na postagem ele fazia uma pergunta:

“E se fizéssemos um Starbucks descentralizado?”

Logo, mais pessoas se interessaram pela ideia de Dan e o DAO ganhou corpo e força. A ideia é que o TheCafé DAO se torne autossustentável.

O valor de cada token é de $5 ligados ao preço de uma xícara de café de 12 onças. Todas as vezes que o café é comprado, um novo token é cunhado. Uma parte deste token, cerca de US $3,50 é queimada para contabilizar os custos operacionais e o resto dividido entre os clientes, os funcionários e o tesouro da DAO.

Em dois dias de negócios, o DAO conseguiu 61 moedas de café imitação, sendo 12,2 queimadas para custos operacionais, sendo 6,1 para os clientes e 36,6 realocadas para o tesouro. Os membros do TheCafeDao estação arrecadando fundos para criar uma vitrine permanente em uma área física de Seattle.

Outros DAOS, como o PizzaDAO tem ideias semelhantes aos do TheCaféDAO e avançam para os planos físicos.

DAO Platform Syndicate

Além do TheCaféDAO, outros DAOS, como o A Syndicate, resolveu reunir mais de US $6 milhões de clientes e parceiros estratégicos, entre eles empresas como a Circle Ventures, OpenSea, Uniswasp Labs Ventures e Carta. Mais de 1200 clubes de investimentos foram lançados na plataforma desde o seu lançamento e em apenas 3 meses, a DAO levantou cerca de US $28 milhões. Foram mais de US $6 milhões de clientes adicionais na carteira.

O co-fundador do Syndicate, Ian Lee, falou a coindesk:

“Muitos DAOs querem algo como contas bancárias, e o USDC é realmente emocionante em termos de criar soluções quase bancárias. A Uniswap tem uma infraestrutura extremamente poderosa para troca e liquidez, obviamente, e muitos de nossos clubes de investimento estão negociando tokens ou comprando NFTs no OpenSea, por exemplo, então fazer parcerias com líderes do setor nessas áreas faz muito sentido para nós.”

DAO de golfistas

Os DAOS vão ainda mais longe, e podem ser inclusive DAOS de golfistas, um deles era chamado de LinksDAO.

Ele é um projeto de DAO criado por um grupo de golfistas para comprar um campo de golfe, que conseguiu arrecadar mais de US $10 milhões. O projeto vendeu 9000 NFTs com um airdrop de token para membros.

O objetivo do LinkDAO era criar um moderno clube de golfe e lazer e oferecer um experimento centralizado no esporte em meio a um crescente ecossistema da DAO.

Segundo o coindesk, em meia hora a LinksDAO gerou US $10,5 milhões em fundos de uma coleção de 9.090 NFTs.

Passfolio