Em Davos, no Fórum Econômico Mundial, o ministro da economia Paulo Guedes participou de um painel para comentar a dominância do dólar no mundo.
O ministro Guedes pareceu acreditar que entidades estão buscando criar uma moeda transnacional novamente, como era o padrão ouro.
A moeda digital Libra seria um ressurgimento dessa vontade, e segundo Guedes, o próximo dinheiro mundialmente aceito poderia ser privado.
“Bancos centrais estão com medo”
“Então bancos centrais estão com medo, então eles estão correndo para blockchain, com blockchain e a confiança que esses grandes blocos podem prover, então você pode manter com o governo o papel de provedor da moeda mais utilizada.”
Com essa fala o ministro da economia deixa a entender que o governo deve criar uma moeda digital para sobreviver, se não vai perder o papel de emissor da moeda mais usada.
Assista ao vídeo:
No entanto, considerando o modelo de consenso descentralizado que blockchains abertas oferecem, é possível que o governo esteja, inevitavelmente, perdendo seu monopólio para sempre.
Mas qual a sua opinião sobre isso? Você também acredita que moedas digitais serão dominantes no futuro? Deixe seu comentário abaixo!
Quer aprender mais sobre Bitcoin? Conheça o Cointimes Research | Bitcoin o maior relatório brasileiro sobre Bitcoin.
Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br
Gustavo Marinho
Posts relacionados
Banco Inter sobe 2,2% mesmo com polêmicas de cancelamento
CVM dos EUA deixa bitcoin de fora da agenda regulatória de 2021
OMS lança MiPasa, Blockchain contra Coronavírus
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Últimas notícias
- Jornalista gastou 10 BTC em sushi em 2013; assista ao vídeo
- Ações norte-americanas para investir e receber “dividendos aristocratas” durante o bear market
- Ações desta empresa podem subir 24% ao superar a concorrência, diz Wells Fargo
- Ações da Coinbase já caíram 85%, mas devem cair mais: “risco similar da Bolha PontoCom”
Governos dependem de taxas e impostos, perder controle sobre a moeda é diminuir a possibilidade de arrecadação. Obvio que não vai ficar assistindo sem fazer nada.
Concordo com o ministro em tudo!
o Brasil foi a primeira nação a considerar o Data Mining de Cripto Ativos via Blockchain Produção e o Banco Poderia ser ao meu entender o custodiante dos cripto ativos minerados em seu território como acontece em relação a custódia das matrizes de papel moeda seja de curso legal brasileira ou privadas criando um pequeno imposto digital para não coibir a disrupçāo ao contrário, combater assim eventuais desvios de conduta anarquista que nada tem haver com o propósito disruptivo, descentralizado e distribuído dessa nova cripto economia que esta descentralizando o sistema financeiro e monetário onde percebe-se uma exitosa volta do mode de escambo só que agora digital, segura, rápida e ainda absolutamente desintermediada e distribuída. Esse fenômeno na nova economia digital objetiva uma jamais vista e a mais justa produção de riquezas e distribuição da mesma sem passar pela voraz e cruel predominância das pouquíssimas famílias que hoje controlam o sistema financeiro e monetário mundial e os abusos e escravidão que o atual sistema bancário causou aos povos e negócios privados além de uma inadmissível manipulação e alavancagem permitida pelos bancos centrais criando privilégios aos integrantes do sistema financeiro nacional e internacional e arcando seus bancos centrais com os enormes passivos gerados por esse sistema fiduciário ultrapassado, falido e absolutamente desnecessário, já que a Blockchain pode ser a mais poderosa ferramenta de rastreabilidade ou anonimato, isso vai depender do que o estado determinar como viés, como um ser orgânico ela está pronta para se auto regenerar e cumprir com seu propósito original de mais poder a produção com justa geração e distribuição de riquezas e menos interferência, manipulação e concentração de riquezas nas mãos de menos de 1% de privilegiados. Marcus Lisboa – Autor do livro CriptoMoedas o Dinheiro do Futuro e co fundador da blockchain com prova de consenso PoCP. http://Www.marcuslisboa.com.br
Sem Dúvida as cryptos moedas são o futuro e os bancos centrais querem esse domínio os grandes bancos não vai perder então eles tem que dominar isso tbm.
Agora é a nossa vez não á de banqueiros eles já lucraram muito com nossas crises politicas e economicas.
Confiança !!! Essa é a palavra. Hoje somos obrigados a confiar todo o resultado de nosso trabalho e esforços em moedas lastreadas na honestidade de pessoas, que na melhor da hipóteses não possuem escrúpulos. A tecnologia irá permitir que o mundo escolha e migre para onde realmente existam mecanismos de auditoria e comprovação de solidez e gestão confiável em todos os aspectos. E isso ocorrerá em desde transações entre pessoas, até o comércio entre grandes blocos econômicos. Isso invariavelmente irá diminuir o poder do Estado na vida das pessoas, e atualizar a definição de nação como conhecemos atualmente. Haverão diversas moedas no futuro, cada qual com sua função específica, seja regional ou global, assim como existem muitas formas de comunicação, e a conversão (tradução) será automática quando necessária. A oferta monetária será controlada eletronicamente e complementada por meios de trocas e moedas locais promovendo a auto regulação. Neste mundo só sobreviverá os ativos que realmente puderem ter seu valor comprovado a todo e qualquer momento por qualquer pessoa interessada. A tendência e sentido da tecnologia é exatamente esse, se tornar um centro de convergência de recursos, ao mesmo tempo que possibilita a descentralização e acesso ao poder. Não haverá como lutar contra isso, no máximo adiar um pouco.