Coingoback

Em live com o presidente do Itaú, o Ministro da Economia Paulo Guedes falou sobre a independência do Banco Central e afirmou que iria fazer leilões de liquidez.

Sua intenção é que o BC tenha mais espaço de atuação, para que possa sair do “cercadinho dos bancos” e atuar como o Fed americano, onde intervém na economia com mais liberdade.

Ao explicar que sua intenção era que os leilões fossem para todos os setores, Guedes afirmou:

“Vem o cara da maquininha, vem o cara do recebível, vem quem quiser, vem até pipoqueiro e pode participar do leilão de liquidez. Nós vamos chuveirar dinheiro na economia inteira.”

+ LEIA MAIS: “A economia está começando a colapsar”, afirma Paulo Guedes.

É preocupante que o Banco Central do Brasil queira imitar o Fed americano

Segundo o economista Fernando Ulrich, é preocupante que o Ministro da Economia e o presidente do Banco Central queiram emular o que o FED fez durante a crise de 2008. “É comprar dívida privada, hipoteca, ativos imobiliários, crédito agrícola…”

Você pode ler mais sobre a PEC do Orçamento de Guerra que autoriza o BC a comprar títulos privados no site do Senado.

Segundo o economista, algumas complicações surgiriam das arbitrariedades do Banco Central em tomar as decisões de quais ativos iriam comprar. Além disso, é difícil o passo seguinte de desfazer as operações que o BC realizou durante crises.

Se em uma situação emergencial o BC comprou ativos para evitar a queda, se ele entrar como força vendedora no pós-crise, uma influência negativa seria sentida.

Por fim, a questão pode ser mais complicada do que parece para o Brasil, já que não existe demanda pela nossa moeda em quase lugar nenhum no mundo. Os EUA, por sua vez, possui um enorme volume de dívidas fora de suas fronteiras denominadas em dólar.

Logo, o poder de compra da moeda americana é mais sólida, mesmo com injeções de liquidez mais intensas. Mesmo assim, o modelo americano ainda não é provado como de sucesso. Entenda mais no vídeo acima.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br