A gigante de pagamentos Paypal resolveu encerrar a conta de uma organização sem fins lucrativos que desenvolve um sistema focado em privacidade para o Android, o projeto GrapheneOS. Sem dar motivos, a decisão causou fúria nas redes sociais e mostrou a importância das criptomoedas.
O que é o GrapheneOS?
O GrapheneOS é um projeto sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer privacidade aprimorada para alguns dispositivos Android.
Para isso, o sistema aproveita a base de software livre do Android, incorporando melhorias significativas na privacidade e segurança dos usuários.
Esse projeto é reconhecido pela sua equipe de desenvolvedores altamente talentosos, pela rapidez em atualizações de segurança e desenvolvimento de novos recursos, mantendo-se sempre na vanguarda da proteção à privacidade dos usuários do Android.
O sistema é tão reconhecido pela comunidade de segurança e privacidade, que usualmente lançam smartphones com o GrapheneOS já embarcado.
O motivo do bloqueio da conta do GrapheneOS pelo PayPal
Com tamanho reconhecimento, é de se estranhar que a equipe da organização tenha sua conta bloqueada pelo Paypal.
“Lamentavelmente, a PayPal bloqueou de forma permanente nossa conta da Fundação GrapheneOS hoje. Não foi fornecida qualquer justificativa para o bloqueio da conta. Nosso único ‘delito’ foi aceitar doações. Adicionamos as informações da nossa conta bancária ontem para começar a retirar fundos e fomos bloqueados“, afirmou a conta oficial do GrapheneOS na rede social X.com.
Em conversa com o PayPal, não foram fornecidas informações sobre os motivos dos bloqueios, além de ter sido identificado um “risco potencial” ao oferecer serviços para a organização.
No entanto, a equipe do GrapheneOS acredita que o bloqueio da conta da organização pela PayPal se deve à aceitação de doações em criptomoedas.
Criptomoedas x PayPal: uma revolução em ascensão
Há anos, o GrapheneOS aceita doações em bitcoin, além de outras criptomoedas, como Monero (XMR), ADA, Ether e Zcash.
De acordo com o projeto, a maior parte das doações vem da criptomoeda Monero, conhecida por sua ênfase no anonimato e privacidade. De fato, as doações em Monero superam até mesmo as feitas em bitcoin (BTC).
Com o surgimento da notícia, diversos defensores de Bitcoin e usuários de criptomoedas comentaram sobre o uso desses ativos digitais como alternativa para pagamentos.
Adam Back, criador do Hashcash, comentou: “Considere usar Bitcoin, o dinheiro que é impossível de ser congelado“.
Outro usuário comentou “Ainda está usando o Paypal hoje em dia?”
Outros usuários comentaram suas experiências péssimas com o provedor de serviços:
“Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo! Tenho uma pequena empresa que aceita pagamentos, mas principalmente compra equipamentos com a conta. Minha conta pessoal tem 14 anos e minha esposa e eu estávamos nela. Tínhamos cartões de débito e crédito com eles. TUDO CANCELADO SEM MOTIVO!”