Um ex-funcionário de TI da empresa CSIRO escapou de ser preso por usar o supercomputador da organização de pesquisa para minerar a criptomoeda monero.

Jonathan Khoo foi condenado a uma ordem de correção intensiva de 15 meses no Tribunal Local de Downing Centre em Sydney na sexta-feira após se confessar culpado das acusações.

Khoo foi acusado pela Polícia Federal Australiana em maio de 2019 por modificar os sistemas de computador da CSIRO sem autorização para utilizar o seu poder de processamento.

Ao fazer isso, ele gerou US $ 9.422 em receitas de mineração de criptomoedas na forma de Ethereum e Monero ao longo de pouco mais de um mês no início de 2018.

Cointimes Awards

Embora não tenha havido “prejuízo permanente para as operações dos CSIROs”, Kennedy disse que a mineração reduziu o desempenho dos supercomputadores e, em última análise, causou uma “perda de produtividade”.

Além do CSIRO, os HPCs também foram usados ​​por uma série de outras organizações governamentais e de pesquisa, incluindo a Royal Australian Navy e o Victor Chang Cardiac Research Institute.

A CSIRO calculou o custo total da capacidade reduzida para executar outros trabalhos legítimos nos HPCs em US $ 76.668, incluindo hardware e software.

Kennedy disse que é “muito significativo que essas organizações sejam visadas dessa forma”, rotulando as ações de Khoo como “imprudentes” para um sistema tão complexo.

Cointimes Awards

“Quem sabe o que poderia ter acontecido como resultado dessa conduta”, disse ela.

Kennedy disse que Khoo quebrou a confiança do CSIRO na mineração da criptomoeda, mas reconheceu que estava “incrivelmente arrependido”.

Ela também observou que Khoo admitiu sua culpa à polícia quase imediatamente depois que um mandado de busca foi executado em 2019. Ele recebeu uma ordem de correção intensiva de 15 meses – uma pena de prisão cumprida na comunidade – com 300 horas de serviço comunitário.

A pena máxima para a acusação de modificação não autorizada de dados para causar prejuízo é 10 anos de prisão.

Cointimes Awards

Você teria essa coragem? 
Leia também: 6 maneiras incomuns de minerar bitcoin


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br