A identidade do criador do Bitcoin continua sendo o mistério mais intrigante dentro do espaço de criptomoeda, com inúmeras especulações sobre quem é Satoshi Nakamoto. As últimas pesquisas sobre o assunto afirmam que Nakamoto viveu e trabalhou no Bitcoin em Londres.

Metodologia dos pesquisadores

Embora a comunidade de criptomoedas tenha visto algumas reivindicações sobre a identidade de Nakamoto, como por exemplo Craig Wright insistindo que é o criador do Bitcoin, a verdadeira identidade dessa pessoa misteriosa (ou grupo de pessoas) ainda é uma especulação, na melhor das hipóteses.

Um novo estudo do The Chain Bulletin mergulhou em algumas das primeiras postagens públicas de Nakamoto para tentar descobrir algo. Esses incluíram 539 publicações Bitcointalk, 169 no SourceForge commits, 34 emails e “outros dados disponíveis”.

Esta atividade analisada ocorreu a partir de 31 de outubro de 2008, quando ele anunciou o Bitcoin pela primeira vez em uma de lista de criptografia, e terminou em 13 de dezembro de 2010. Nesse ponto, Nakamoto enviou seu último e-mail.

Usando os dados disponíveis, os pesquisadores compilaram gráficos de dispersão em diferentes fusos horários suspeitos para ver quando Nakamoto estava ativo. Os locais e fusos horários mais prováveis ​​foram Reino Unido (GMT), Leste dos EUA (EST), Pacífico dos EUA (PST), Japão (JST) e Austrália (AEST). Enquanto os dois últimos foram facilmente descartados, os três primeiros locais exigiram um exame mais aprofundado.

Bitcoin criado em Londres?

A pista mais significativa sugerindo que Satoshi estava de fato residindo em Londres, e não nos outros dois locais possíveis, é a sua mensagem deixada no bloco genesis.

Artigo do The Times de 3 de janeiro de 2009 (data de lançamento do Bitcoin).

Na coinbase do primeiro bloco da rede continha a agora famosa manchete de um artigo do The Times que foi publicado em 3 de janeiro de 2009 – o dia em que a rede BTC passou a existir. A manchete diz: “Chanceler à beira de um segundo resgate para bancos”.

Segundo os pesquisadores, apenas a edição impressa do The Times distribuída na Inglaterra trazia esse título. A versão online também trazia o nome do chanceler na manchete. Em contraste, a edição americana do jornal nem mesmo publicou a história. 

Outros dados da Pesquisa Nacional de Leitores de 2008 mostram que cerca de 43% dos leitores do The Times estão localizados em Londres. Isso, “juntamente com Londres sendo o maior centro financeiro do mundo, torna altamente provável que Satoshi tenha vivido em Londres no período entre 2008 e 2010.”

No entanto, o jornal admitiu que é “impossível dizer com certeza absoluta onde Satoshi morava quando trabalhava com Bitcoin”. No entanto, todos os dados disponíveis sugerem com “razoável confiança” que ele estava na capital da Inglaterra – Londres.

Leia também: Quem é Satoshi Nakamoto? Veja algumas teorias

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br