O maior Youtuber de todos os tempos, o sueco PewDiePie (aka Felix Kjellberg) começou a trocar o Youtube para fazer streaming na plataforma que utiliza blockchain, a DLive.

Nós já falamos sobre o PewDiePie no Cointimes, mas foi muito mais para dar uma dimensão do tamanho dele e do surgimento da Índia como um player extremamente relevante no cenário mundial.

Mas dessa vez PewDiePie faz a manchete por aqui, ele resolveu trocar o Youtube por uma plataforma que usa blockchain para criar um sistema diferente de remuneração.

A grande vantagem dessa plataforma é que ela não pega parte das doações, como faz o concorrente. Mas calma, ele não trocou totalmente a plataforma de vídeos do Google, ele só vai fazer transmissões ao vivo na DLive.

Como vai funcionar a DLive?

Para fazer os pagamentos para os criadores de conteúdo e para os usuários é utilizado um blockchain chamado de Lino Network.

Os tokens gerados por esse blockchain são chamados de Lino Points (LP) e ele terá uma inflação de 6,5% ao ano, cerca de 9% das moedas geradas serão distribuídas para os devs, uma outra parte para os desenvolvedores de conteúdo e por último para um sistema de recompensas aos usuários.

É possível comprar Lino Points diretamente na plataforma, usando Paypal, Criptomoedas (Ethereum, Bitcoin Cash ou Litecoin) ou cartão de crédito.

O sistema parece muito bem feito e já tem um app disponível para Android e IOS:

Toda essa infraestrutura e sistema de recompensas fez Felix Kjellberg declarar:

Estou excitado para começar uma live novamente e regularmente! DLive é ótimo para mim, pois eu sou tratado como parceiro real, como todos os outros streamers na plataforma única da DLive

Para Felix é muito menos do que algo relacionado a valores monetários e muito mais sobre como a plataforma trata os seus criadores de conteúdo. O Youtube sofre constantes reclamações sobre sua política e comunicação com os criadores de conteúdo e até mesmo com os usuários.

O youtuber tem mais de 93 milhões de inscritos e 21 bilhões de views, na DLive ele já tem cerca de 300 mil seguidores, sem até mesmo fazer uma live. Sua inauguração na plataforma será no dia 13/04.

Espero realmente que essa plataforma dê certo, é mais um concorrente para o Youtube, que hoje é o segundo maior motor de buscas do mundo, só atrás do próprio Google.