Segundo resultado divulgado nessa quarta pelo IBGE, o PIB brasileiro teve o menor crescimento em 3 anos com apenas +1,14%. Apesar do resultado fraco, a composição do PIB está diferente de acordo com o governo.

Confome relatório da Secretaria de Economia e Planejamento: “Atividade Econômica e Resultados do PIB de 2019”, o mix do PIB brasileiro está começando a mudar.

Enquanto em 2018 o investimento público cresceu 9%, em 2019 ele diminuiu 5%. Com a redução de 31 mil servidores e privatização de subsidiárias, o Estado brasileiro está menos atuante no crescimento do PIB.

Em vez de do governo puxar os resultados do crescimento, a iniciativa privada está tomando seu espaço. O consumo das famílias cresceu 1,84% no ano, a agropecuária fechou com alta de 1,25% e a indústria apenas 0,5%.

Coinext 760x150

 

O investimento do capital privado no ano passado cresceu acima do valor realizado em 2018. Essa mudança na composição do PIB é estrutural e segundo as expectativas do governo o setor privado “continuará acelerado”.

Apesar dos resultados fracos, o ministro da economia Paulo Guedes diz que isso já era esperado:

“À medida que as reformas vão acontecendo,e elas vão ser implementadas, o Brasil vai reacelerando. Então, está tudo dentro do previsto.”, disse Guedes.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br