Em uma live produzida pelo canal Monero Community Workgroup e que contou com os desenvolvedores do Zcash e uma representante da Zcash Foundation, foi mostrada uma triste realidade para o futuro dessa criptomoeda.
ECC, Zcash e comunidade
Para entendermos o que está acontecendo com a Zcash é primeiro necessário sabermos como atualmente o ecossistema dela funciona.
Atualmente o Zcash é dirigido por duas organizações. A primeira é a Zcash Foundation, uma organização sem fins lucrativos e com grande participação da comunidade.
A segunda é a Electric Coin Company (ECC), uma organização que levantou capital para o desenvolvimento do Zcash.
Atualmente a ECC faz doações para a Zcash Foundation por meio do Founders Reward. O que é o Founders Rewards?
Uma recompensa para os primeiros investidores, funcionários da ECC e para financiar o desenvolvimento do Zcash. Essa recompensa é retirada diretamente dos blocos minerados, 20% do bloco vai direto para os stake holders da ECC.

Acontece que essa recompensa vai acabar em 2020 e, com o deficit da ECC, as reservas para o desenvolvimento futuro da Zcash estão em jogo e podem acabar rápido.
Novo Zcash?
Segundo o último relatório de transparência da ECC, a empresa roda em um deficit de ~250 mil dólares por mês. Após o final dos rewards a empresa não conseguiria rodar um ano na maior parte dos cenários de preço.

Vale lembrar que todo o desenvolvimento da Zcash é pago via rewards e como mostrado na live, os desenvolvedores não parecem interessados em trabalho voluntário.
Além do mais, a ECC quer aumentar os gastos para recriar o Zcash do zero. Os gastos iriam, em tese, subir para algo próximo de 1,1 milhão de dólares por mês. As chances de um empreendimento assim dar certo, com a atual estrutura de gastos da ECC são baixos.
O ideal, segundo a live, seria reduzir os custos da ECC para menos de 300 mil dólares por mês.
Resumo
A ECC vai ter que cortar custos e possivelmente prolongar o tempo dos rewards se quiser manter algum desenvolvimento na rede, quiçá desenvolver do zero um novo Zcash.
Uma outra opção seria o takeover da comunidade e o financiamento pelos mineradores, mas creio que isso não irá acontecer tão facilmente.
De qualquer forma, a ECC nos mostrou como tornar um projeto insustentável e aparentemente eles não vão cumprir com a promessa feita no white paper.
É bom ficar de olho no Zcash pois podemos ver mais forks chegando até 2020 e grandes flutuações de preço.
Veja a análise completa: