Breaking News  
O que é Zcash – A criptomoeda com rituais secretos e tecnologia inovadora Altcoins

O que é Zcash – A criptomoeda com rituais secretos e tecnologia inovadora

Conheça tudo sobre a criptomoeda Zcash

Neto Guaraci
Neto Guaraci

O que é Zcash?

O Zcash é uma das maiores criptomoedas do mercado, atualmente ocupa a 19° colocação no coinmarketcap. Seu valor total de mercado é de 652 milhões de dólares.

Seu principal diferencial é o uso da tecnologia  zero knowledge proof (ZKP), permitindo maior anonimato, privacidade e segurança para seus usuários.

Iremos explicar melhor como ZKPs funcionam, não se preocupe. Falaremos também sobre a história da criptomoeda, perspectivas de mercado e iremos mostrar os rituais “estranhos” que envolvem essa criptomoeda.

História do Zcash

zoko wilcox
Zoko Wilcox

O projeto Zcash nasce como uma proposta de melhoria do bitcoin, no projeto chamado Zerocoin. Tal projeto era mantido por Matthew Green, Ian Miers, Christina Garman, Aviel D. Rubin, todos pesquisadores da universidade Johns Hopkins.

O Zerocoin consistia em um mixing centralizado para o bitcoin, a ideia era lavar os bitcoins misturando-os, destruindo e depois devolvendo os valores para determinados endereços. A proposta foi rejeitada pela comunidade.

Em 2014 os pesquisadores da universidade de Johns Hopkins se juntam ao time de criptógrafos do MIT e da Universidade de Tel Aviv. Em conjunto eles criaram a proposta de melhoria do bitcoin chamada de Zerocash.

Zerocash melhorava significativamente o projeto da Zerocoin, agora, todas as pessoas de uma transação eram anonimizadas, o custo em bytes foi diminuído, bem como o tempo para processar cada transação.

No final de 2014 o github da Zcash foi criado, se junta ao time da Zerocash Zooko Wilcox, um cypherpunk e especialista em segurança de renome.

Em 2015 o projeto é lançado e recebe apoio financeiro de grandes nomes do mundo das cripomoedas, incluindo Pantera Capital e Roger Ver.

Como a tecnologia funciona?

Toda a tecnologia da Zcash e dos protocolos anteriores lançados pelo time de Matthew Green se baseiam em versões modificadas do zero knowledge proof (ZKP), em português prova de conhecimento zero

O que é zero knowledge proof?

Um ZKP é um método que permite a uma parte provar para qualquer outra que sua declaração é verdadeira, sem a necessidade de revelar qualquer outra coisa além da sua declaração.

Quer um exemplo?

Contarei uma história abstrata mas que ilustra muito bem o funcionamento de uma prova de conhecimento nulo. Nessa história temos 2 personagens, Alice e Bob. Digamos que Alice é quem deve provar a declaração e Bob é quem verifica se a declaração é real.

No conto, Alice descobriu uma palavra secreta usada para abrir uma porta mágica dentro de uma caverna. A caverna está em formato circular, de forma que há uma entrada por um lado e a porta mágica bloqueia o lado oposto.

Bob irá pagar Alice pela palavra secreta, entretanto ele não fará o pagamento até estar certo que Alice sabe a palavra mágica. Alice por sua vez diz que não vai revelar a palavra até Bob dar o dinheiro. Como resolver esse impasse?

Para resolver isso, Bob e Alice rotulam os caminhos da caverna de A e B, como na figura abaixo. Bob fica esperando do lado de fora da caverna, Alice escolhe um caminho aleatório.

zkp explicado

 

Bob entra na caverna e grita para Alice sair pelo caminho A ou B.

zkp explicado

Alice vai obedecer a ordem de Bob e se realmente ela souber a palavra secreta vai conseguir facilmente sair por qualquer saída.

Como Bob não sabe por qual lado Alice entrou na caverna ele deve repetir o experimento até ficar satisfeito com as provas dadas por Alice. Na primeira vez Alice terá 50% de chance de acertar a saída, depois de 15 vezes a chance de Alice acertar é reduzida drasticamente.

Então Bob consegue deduzir que Alice está falando a verdade.

Para quem quer se aprofundar no assunto veja o material produzido pela Cornell University.

O Zcash utiliza esse mesmo conceito, porém sem a necessidade de uma interação entre Alice e Bob e com verificação em milissegundos. Esse protocolo é chamado de Zero-Knowledge Succinct Non-Interactive Argument of Knowledge.

Pontos negativos do Zcash

O Zcash é muito criticado pela necessidade de um setup inicial. Esse setup necessita de um grupo de pessoas para gerar um parâmetro inicial para rede.

Tal parâmetro é a única forma conhecida de utilizar zk-SNARKs em um blockchain, pois algoritmos de prova de conhecimento zero consomem muito espaço, ficando inviável construí-los em um blockchain.

Se, por acaso, alguém souber o segredo que gerou os parâmetros iniciais da rede, essa pessoa poderá criar moedas infinitas sem ninguém perceber.

Outro ponto a ser notado é que nem todas as transações utilizam zksnarks, ela não é obrigatória. As transações que utilizam a tecnologia são chamadas de shielded, todas as outras são transações transparentes (como as do Bitcoin). Aliás, apenas ~13% da rede utiliza transações shielded. Esse é um ponto negativo, pois é possível um ataque de correlação, retirando todo o fator de privacidade e anonimato.

Avaliação de Criptomoedas: Monero

A cerimônia secreta

Para tentar evitar tal desastre a equipe do Zcash elaborou uma cerimônia que virou icônica

No vídeo abaixo é mostrado como o ritual é arranjado e quais os cuidados básicos de segurança tomados para “garantir” o bom funcionamento do protocolo.

Financiamento

A criptomoeda Zcash é mantida pela Fundação Zcash, uma organização privada sem fins lucrativos.

Entretanto há um sistema de financiamento que equivale a 20% de todas as Zcahs mineradas. Essa porcentagem é dedicada aos investidores iniciais e aos fundadores, como Zoko Wilcox.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de moedas dos fundadores ao longo dos anos.

zcash recompensa dos fundadores

Como podemos ver, nos 4 primeiros anos uma porcentagem da mineração será enviada para os fundadores. Após os 4 primeiros anos os mineradores receberão 100% da recompensa por bloco minerado.

Tal design foi imaginado para que, por pelo menos 4 anos, a equipe de desenvolvimento continuasse envolvida no projeto. Há dúvidas se esse modelo é funcional.

Updates e novas tecnologias

zstarks

A criptomoeda Zcash tem muitos problemas a serem resolvidos, entre os já citados estão os grandes blocos do protocolo zk-SNARK e o setup inicial. 

Outros problemas ainda impedem o uso generalizado do Zcash, dentre eles temos uma enorme dificuldade para criar carteiras mobile, manutenção e integração custosa para exchanges e alto custo para as transações shieldeds.

Para resolver parte desses problemas uma nova atualização entrará em vigor a partir de 28/10/2018, de nome Sapling. Esse update diminuirá o tamanho e os custos das transações shieldeds, diminuirá a dificuldade para integração com exchanges (como a Coinbase por exemplo) e permitirá a criação de mobile wallets.

No gráfico abaixo mostramos como o Sapling irá afetar o desempenho e os custos da rede:

Sapling desempenho
Comparação de desempenho entre o Zcash Sprout e a atualização Sapling

Além da Sapling (que já foi lançada mas ainda não é obrigatória) a Fundação Zcash está investindo em uma nova tecnologia chamada Zstarks. Com essa nova tecnologia será possível usar ZKPs sem a necessidade de um setup inicial.

A StarkWare, empresa desenvolvendo a tecnologia Zstarks, promete também grande escalabilidade nas transações e segurança pós-quântica.

A Zcash inclusive já conta com uma Lightning Network própria, porém ainda não funcional. Veja mais:

Conheça a “Dark” Lightning Network – Mais anonimato e privacidade

Vale a pena comprar Zcash?

Bom, essa é uma pergunta bem complicada, tão complicada que apenas você pode responder. Contundo, posso afirmar que o projeto Zcash deu certo, porém o objetivo da aplicação da tecnologia falhou miseravelmente.

Logo após o lançamento da Zcash as transações privadas correspondiam a menos de 4% da rede. Esse número cresceu para 14% em 2017 e hoje está em ~13%, com o update Sapling os desenvolvedores acreditam que esse número crescerá significativamente.

A adoção do Zcash parece que finalmente vai começar a acontecer, isso significa um aumento do preço em um futuro próximo? Não necessariamente, o Zcash tem uma forte correlação com o preço do Bitcoin, assim como a maior parte das criptomoedas.

Por isso, tome cuidado e analise bem os riscos antes de fazer qualquer tipo de investimento.

Diversificação de investimentos em criptos é má ideia – Compre só Bitcoin

Gostou do conteúdo? Quer receber mais análises como essa? Então se inscreva no canal do Cointimes no Telegram, é só acessar https://t.me/newscointimes.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.