A Lightning Network é uma solução que permite a escalabilidade do Bitcoin (entenda a Lightning Network no post abaixo). Além disso ela também melhora a privacidade da rede, mas não ao nível do novo protocolo criado nesta semana.

Por Dentro da Lightning Network

Conheça a Lightning Network voltada a privacidade e ao anonimato.

O que é a Dark Lightning Network (BOLT):

A ideia inicial de uma Dark Lightning Network foi concebida pelo fundador da Zcash, Matthew Green, inspirado pela solução de escalabilidade do Bitcoin.

Mas foi o pesquisador e cientista da computação Ayo Akinyele, que criou uma implementação da solução de pagamentos off-chain do Bitcoin para a moeda Zcash, o nome dela é BOLT. O trabalho  está disponível no github. https://github.com/yeletech/libbolt

A rede utiliza recursos avançados de criptografia, chamados de blind signatures e zero-knowledge proofs. Permitindo obscurecer as transações de quem recebe, quem envia e até mesmo os saldos. Além disso é possível utilizar as transações privadas do Zcash (chamadas de shielded) para se conectar a rede de forma privada.

 Bitcoin é anônimo/privado?

As transações no blockchain do Bitcoin são publicas e há várias soluções de mercado que conseguem extrair grandes quantidade de dados  dessa cadeia de blocos.

Veja o que conseguimos de dados sobre a sexta maior carteira de bitcoin:

Sexta carteira mais rica de Bitcoins US$500Mi – Veja quem pode ser

Há algumas técnicas e carteiras que tentam melhorar a privacidade dos usuários, como é o caso da Samourai Wallet. Veja o review com as melhores carteiras de bitcoin:

Carteira de Bitcoin: confira as melhores opções

Implementação no Zcash , Bitcoin e Litecoin?

Para a rede funcionar no Zcash basta apenas algumas pequenas modificações no software (softfork para os mais técnicos).

Akinyele explicou para a Coindesk que a implementação utiliza de tecnologias que já se provaram eficientes e estão disponível por um bom tempo. Ou seja, as bases criptográficas para a BOLT são bem sólidas.

E como o Bitcoin compartilha uma estrutura de código semelhante a do Zcash, será fácil transpor a rede para ele. Seria como colocar um add-on com novas funcionalidades no seu browser.

Outras criptomoedas com a mesma característica também pode receber essa segunda layer facilmente, o principal exemplo é a Litecoin.

A rede também pode servir como um ponto de convergência entre diversas criptomoedas, é o que acredita Akinyele.

“Ela provê uma opção para descobrir como podemos nos manter longe do “ essa moeda faz isso, essa não faz” e começar a pensar no longo prazo, olhar para a figura maior com o como queremos usar essas moedas no mundo real”

E aí, o que você acha dessa implementação da Dark Lightning Network? Será que ela vai acabar com moedas como o Monero? Responda nos comentários.

Quer ficar informado sobre a criptoeconomia e receber dicas sobre investimentos e finanças? Faça parte do nosso canal no Telegram -> https://t.me/newscointimes