Em pleno clima de Pokémon Day, temos uma pequena matéria sobre quais Pokémons do jogo de cartas já chegaram a custar mais de um bitcoin, e porque tem tanto valor.
Essa quinta-feira, 27, é o 24º aniversário desde os primeiros Pokémon Red & Green, no Japão, em 1996.
Para comemorar a data, ocorrem eventos em vários jogos como o Pokémon GO, além de uma atualização em Pokémon Masters e Sword & Shield, e o filme Pokémon: Mewtwo Contra-Ataca lançado no Netflix.
Cartinhas pequenas de grande valor
Um leilão que aconteceu no começou de agosto do ano passado arrecadou US$107.010,00 e vendeu uma coleção de cartas super raras de Pokémon. Vamos ver algumas?
This complete set of first-edition Pokémon cards sold at auction for more than $107,000.
— QuickTake by Bloomberg (@QuickTake) August 12, 2019
📸 @GoldinAuctions pic.twitter.com/uAgxkRwq1H
A “Coleção das Sem-Sombras”
O que são essas “cartas de edição sem-sombras” (Shadowless Cards), e o que têm de tão especial para valerem mais do que 1 bitcoin?
A coleção de cartas raras é composta da linha de primeira edição de cartas, lançadas em 1999 pela Pokémon Company.
Elas são indicadas pelo selo preto “Edition 1”, como neste card do Mewtwo:

Além de serem da primeira edição, as cartas foram modificadas com um design especial, com cores mais claras, e não possuem sombreamento no quadro em volta do Pokémon.
Esses detalhes foi alterado posteriormente, já que cartas de edições posteriores passaram a ter sombras.
Por isso e pelo selo, elas ficaram conhecidas como as “shadowless cards“, ou cartas sem-sombras.
O Charizard, “rei Pokémon” que vale +2 Bitcoins
A carta mais cobiçada de toda a coleção de Pokécartas é da primeira edição, a Shadowless do Charizard.
Ela já chegou a ser avaliada em mais de 20 mil dólares, mais do que duas vezes o preço de um bitcoin (na cotação atual, está US$8.892,66).

Ryan Gaeta, fã de Pokémon e redator do PSA Card fala que o valor só tende a subir:
“O rei do Pokémon, que alguns se referem como o “Mickey Mantle de 1952″ das cartas colecionáveis, é o Charizard. […] O valor de Charizard, e o das cartas da 1° edição em geral, parecem apenas aumentar.”
Cards valiosos e a relação com Bitcoin

É comum que cartas antigas sejam avaliadas a preços absurdos. Isso acontece muito com, por exemplo, cartas de Magic e Baseball.
Inclusive, a primeira grande exchange de bitcoins foi a Mt.Gox, ou Magic: The Gathering Online eXchange, que posteriormente mudou seu foco de cartas para moedas digitais.
Você coleciona algum game de cartas? Ou caça pokémons digitais como no Pokémon Go? Comente aí, e para saber mais de raridades como essa, nos siga no Facebook!