Cointimes

Pool de mineração Poolin com “problemas de liquidez” e saques travados

Asics de mineração de bitcoin

Uma das maiores pools de mineração do mundo, Poolin, está enfrentando “problemas de liquidez” segundo comunicado pela empresa, impedindo seus mineradores de sacarem sua parte das recompensas. Entenda o que aconteceu, porque isso é muito estranho e uma grande red flag.

Poolin com problemas de liquidez

Poolin é uma das maiores pool de mineração do mundo, responsável atualmente por 10,5% de toda hashrate gerada na rede do Bitcoin – o que significa que seus mineradores recebem aproximadamente 10,5% de todas as novas moedas criadas através da recompensa de blocos.

Gráfico em pizza com as maiores mineradores de bitcoin, incluindo a pool de mineração: Poolin (10,5%), que está enfrentando problemas de liquidez.
Fonte: BTC Pool Stats

Como a hashrate não é garantia de faturamento, este número é apenas uma estimativa de longo prazo, mas ao considerar ~900 BTC novos por dia (6,25 BTC a cada 10 minutos), podemos estimar que a Poolin fatura em média cerca de 90 BTC por dia (~US $1.800.000/dia).

Apesar deste grande faturamento, a cooperativa de administração centralizada vem sofrendo problemas de saques dos mineradores, sobre sua parte de direito, conforme noticiado pelo Coindesk.

Mineradores não podem sacar seus bitcoins minerados

Os usuários reclamam de problemas com saques desde agosto, de acordo com mensagens nos canais oficiais de suporte da Poolin no Telegram.

Em um post no WeChat Moments no domingo, o CEO e fundador da Poolin, Kevin Pan, reconheceu que a empresa está com problemas de liquidez, mas disse que os ativos dos usuários estão seguros.

Pan escreveu que o patrimônio líquido da empresa ainda é positivo e que em breve haverá um plano de como lidar com os problemas. O plano pode envolver assumir dívidas lastreadas em ações ou máquinas, escreveu ele.

“A pool de mineração e a carteira operam de forma independente e os longos tempos de espera para saques são devidos ao gerenciamento de risco”, disse o post, alertando os usuários para “não ouvirem rumores de rug pull”.

Hoje, um representante disse que a empresa está “enfrentando alguns problemas financeiros” que dificultam os saques. Questionado sobre quando esperar a liberação dos fundos, o representante de atendimento ao cliente disse: “É difícil dizer uma data específica. Como o problema está sendo corrigido, mais e mais transações serão feitas com sucesso, algumas seriam feitas hoje ou amanhã, e algumas delas podem precisar esperar alguns dias.”

Red flags sobre o problema de liquidez da Poolin

Este tipo de problema normalmente acontece em empresas de liquidez, empréstimo ou de custódia de ativos – e vimos muitas grandes companhias “de confiança” se tornando insolventes e abrindo processo de falência algumas semanas após começarem a enfrentar “problemas de liquidez”, travando saques dos usuários.

Estas empresas estavam, supostamente, utilizando os fundos de seus clientes para se expor em operações de altíssimo risco, com má gestão financeira e acabaram tendo suas posições liquidadas, ou não conseguindo honrar com a demanda de saque de suas plataformas. O maior exemplo disso foi a Celsius Network em 2022.

Mas devido ao funcionamento de uma pool de mineração, “problemas de liquidez” podem indicar algo ainda mais grave, levantando sérias red flags sobre a honestidade do serviço.

Isso ocorre porque a forma como uma pool deveria funcionar é:

  1. A pool oferece a infraestrutura para um sistema de mineração cooperativa;
  2. Diversos mineradores emprestam poder computacional para que a pool tente encontrar hashs válidas, conseguindo minerar um bloco;
  3. Ao encontrar o bloco e receber a recompensa, a pool distribui a recompensa proporcional para os mineradores que colaboraram com hashrate para aquele faturamento.

Saiba mais: Pool de mineração revoluciona forma de pagar mineradores economizando R$ 55 milhões em taxas; entenda

Ao informar seus mineradores de que existe um “problema de liquidez”, a Poolin demonstra que poderia estar usando os fundos de seus mineradores para se expor em operações financeiras de alto risco, ou até mesmo para expandir seus negócios individuais. O que é gravíssimo.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading