Cointimes

Hora de comprar LUNC? Token subiu 260% nos últimos dias – entenda

Luna Foundation

O moribundo token da rede Terra Luna Classic (LUNC) teve um desempenho surpreendente nos últimos 13 dias, subindo 260% (~3,5x) e muitos investidores estão se perguntando se seria a hora de comprar LUNC.

LUNC subiu 200% em 13 dias

Alta de 260% da LUNC, que valorizou mais de 3,5 vezes seu preço em apenas 13 dias, durante o bear market... Levantando o questionamento: "Vale a pena investir em LUNC?"
Fonte: Tradingview

Entenda o que está acontecendo com a LUNC

Para o bom acompanhador do mercado, poucas palavras bastam.

Então não pretendo gastar muito tempo (e palavras) explicando todo o histórico da Terra Luna Classic (LUNC), já que temos muito material disponível no Cointimes para aqueles que querem entender o contexto deste token, que protagonizou um dos eventos financeiros mais catastróficos do mercado de criptomoedas até hoje.

Saiba mais sobre o caso da LUNC:

Mesmo com uma quantidade avassaladora de evidências que jogam os fundamentos do projeto para o ralo, definitivamente demonstrando todas Terra (LUNA), Terra 2.0 (LUNA 2.0) e Terra Luna Classic (LUNC) como fraude financeira (scam), algumas vozes espalhadas pelo mercado cripto parecem dizer que o projeto reviveu…

“…LUNC mudou, dessa vez será diferente, vale a pena investir em LUNC!”

“…LUNC mudou, dessa vez será diferente”… “É hora de comprar LUNC”. Será mesmo?

Vamos tentar entender o que está acontecendo, quais são os pontos positivos, os negativos e os cuidados que é preciso tomar neste momento tão delicado.

Conversei recentemente com um investidor da LUNC, em uma conversa que durou algumas horas em um grupo fechado de Telegram. Tenho um respeito muito grande por este investidor, que acabou perdendo somas realmente expressivas no projeto – então mesmo acreditando que ele está errado sobre a decisão de apoiar este “renascimento da LUNC”, a opinião dele é totalmente válida e as informações me ajudaram a entender um pouco melhor o novo contexto que está se formando.

A defesa sobre os fundamentos do token – ou as tokenomics – se baseiam em três princípios:

1 – Reestruturação da governança, através de DAO

2 – Queima massiva de LUNC

3 – Staking

Vamos abordar cada um deles separadamente. Lembrando que de forma nenhuma eu quero fazer disso uma recomendação de compra (ou recomendação de não compra). Eu continuo acreditando que os fundamentos são péssimos e existe uma chance grande de frustração para quem investir em LUNC, mas eu também posso estar errado.

Por isso trarei as informações que tive acesso através de minha conversa e de mais pesquisas que realizei por conta própria. Faça suas próprias pesquisas (DYOR)!

Reestruturação da governança, através de DAO

Como justificativa de que agora é hora de comprar LUNC, o argumento mais forte está na reestruturação da equipe de desenvolvimento e da governança da blockchain Terra Classic.

Sai uma equipe fraudulenta liderada por Do Kwon e entram supostos desenvolvedores “idôneos” (alguns anônimos), reestruturando o modelo de governança em uma rede “totalmente descentralizada”, cujas decisões serão tomadas através de propostas na Organização Autônoma Descentralizada (DAO) da LUNC.

Importante destacar que não existe nenhuma forma até o momento de verificar a idoneidade dos envolvidos.

Esta nova equipe de desenvolvedores e governança descentralizada dá uma nova esperança aos investidores que ainda possuem LUNC e aos novos compradores de que um novo ecossistema será criado em torno de uma comunidade forte e dedicada ao projeto.

Vale a reflexão de quais são os fatores motivacionais de maior força para “manter a comunidade LUNC forte e unida”. Alguns defendem que é pela blockchain Terra Classic, com escalabilidade e eficiência para smart contracts e Web3.

Eu pessoalmente acredito que a motivação principal da vasta maioria desta comunidade é a de conseguir liquidez de saída – alta de preço que permita a venda com menor prejuízo possível ou no máximo recuperação do investimento inicial (zero-a-zero).

Esta motivação poderia criar uma espécie de corrida bancária, onde quem começar a vender primeiro pode conseguir a liquidez e quem vender por último, terá sido a liquidez necessária para os primeiros conseguirem sair do investimento. Seria uma disputa sangrenta pelo capital que vai entrar, apoiado pelas novas narrativas que estão sendo criadas – comprar LUNC oferece um risco extra nessa situação.

De qualquer forma, a reestruturação organizacional cria nova esperança para os envolvidos e é possível sim que existam desenvolvedores e investidores legítimos, apostando na construção de um ecossistema funcional para a LUNC.

Queima massiva de LUNC

Parte do que esta nova comunidade está implementando, são queimas voluntárias de tokens LUNC, com o objetivo de diminuir o supply, atualmente em cerca de 6,90 trilhões de LUNC.

Um dos fatores que causaram a queda do preço de LUNC de ~US $76,00 para cerca de US $0,000004123 (além de todo o caso de fraude), foi uma criação massiva de novos tokens da Terra Luna, que foi aprovado pela DAO durante toda a crise vivida pela comunidade durante a “era Do Kwon”.

Desta forma, o segundo grande fundamento que pode justificar a alta do ativo e levantando a pergunta se “vale a pena comprar LUNC?”, é uma promessa na redução drástica do Supply, com alvos comentados nas discussões da DAO para 10 bilhões ou até mesmo 1 bilhão de LUNC. Para isso acontecer, com o supply atual de 6.907.072.876.045 seria preciso queimar:

  • 6.897.072.876.045,00 LUNC (para 10 bi LUNC) – aproximadamente 99,85% do supply
  • 6.906.072.876.045,00 LUNC (para 1 bi LUNC) – aproximadamente 99,98% do supply

O que é altamente improvável de acontecer, mas não impossível.

Para supostamente conseguir alcançar este ousado objetivo, a DAO da Terra Luna Classic está votando neste momento em uma proposta que deverá implementar um imposto de 1,2% para todas as movimentações financeiras de LUNC. Sim, um imposto, não taxas (aquelas que já conhecemos).

Com este imposto na LUNC, todas as operações de compra e venda deverão pagar 1,2% para o endereço de queima. Isso é, de todo valor negociado, 1,2% deverá ser queimado mediante imposto.

Ainda não está claro como isso será implementado, mas o que me foi informado é que as exchanges centralizadas deverão fazer o processo de cobrança do imposto e envio para o endereço de queima, já que do contrário elas poderão ser punidas pela rede, de acordo com o volume reportado.

Algumas exchanges como a Binance já declararam que vão apoiar e implementar o imposto de queima na LUNC, com o par BUSD.

Uma curiosidade sobre o endereço de queima é que ele foi fornecido por ninguém menos que Do Kwon, após pedido da comunidade. “Do Kwon, cria um endereço de queima para a LUNC?”“Aqui está” (“There u go”).

Roncin Antoine pede para Do Kwon criar um endereço de queima de LUNC. Do Kwon responde"Aqui está", com o endereço que supostamente está sendo utilizado para queimar LUNA
Fonte: Twitter

Supostamente, o endereço criado pelo conhecido e evidenciado scammer, que causou o colapso de todo o ecossistema Terra Luna, Do Kwon, é seguro – de acordo com a comunidade.

No entanto, não existem evidências conclusivas de que Do Kwon realmente não possua as chaves privadas do contrato inteligente que deverá armazenar as LUNC supostamente queimadas através do imposto de 1,2% sobre todas as transações financeiras do ativo.

Staking de LUNC

O terceiro ponto, que é o que, supostamente, cria a demanda para o token, respondendo a pergunta: “Porque eu deveria investir em LUNC? O que eu ganho com isso?”.

É possível ganhar rendimento ao fazer staking dos tokens comprados, ajudando a manter a rede segura através dos validadores de proof-of-stake.

Ao fazer staking o investidor precisa esperar 21 dias para recuperar a liquidez de LUNC – e conseguir vender, se quiser.

Por um lado isso cria incentivos de hold e evita forte despejo dos stakeholders, mas por outro isso tira os incentivos do próprio staking, em um ambiente de altíssimo risco e incertezas que é o que está envolvendo a Terra Luna Classic neste momento.

Apenas 6,93% de todo o supply está em staking e o rendimento varia conforme este número aumenta ou diminui.

Total de staking na LUNC 478.313.691.921 (6,93% do supply). Hora de comprar LUNC? Leia o relatório para entender.
Fonte: Terra.Classic Analytics

Além disso, com uma quantidade tão baixa do supply em staking, o consenso da rede está altamente vulnerável a qualquer tentativa de ataque, já que basta um atacante adquirir ~7% do supply para, ele sozinho, conseguir maioria de consenso e, por exemplo, roubar valor da rede através de gasto duplo, ou outros vetores de ataque que são possíveis com maioria do consenso.

E então? Vale a pena investir em LUNC? Devo comprar LUNC agora?

Esta é uma pergunta que só você pode responder. Muitos investidores parecem achar que sim, já que estão especulando na alta de preço, defendendo as narrativas levantadas pela comunidade e já fazendo o preço subir mais de 260%, mesmo durante um bear market onde a maioria dos projetos está em queda.

Minha opinião profissional e pessoal é de que os fundamentos ainda são extremamente frágeis e duvidosos. Eu não investiria em LUNC, nem mesmo para especulação de curtíssimo prazo.

Comprar LUNC agora é possivelmente se transformar em liquidez de saída para grandes baleias que estão com seu investimento preso, em um projeto falido.

"Porque não usar outras redes que já possuem um ecossistema construído, taxas e velocidade de transação parecidas, ao invés de tentar reconstruir a LUNC do zero, em todo esse ambiente de altíssimo risco que depende de vários fatores dando certo, sem garantia, para que, no melhor cenário possível, ela consiga oferecer uma experiência questionavelmente semelhante a outras que já estão estabelecidas?" por Vini Barbosa

Leia mais:

Para mais relatórios exclusivos e discussões com nossos analistas e pesquisadores, junte-se à nossa comunidade no Discord do Cointimes!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading