Cointimes

ADs

Staking de ETH: Queda nos depósitos de ether em PoS, mas agosto supera dois últimos meses

Logo do Ethereum brilhando sobre uma cidade escura

Relatório sobre dinâmica de Staking de ETH da rede Proof-of-Stake do Ethereum (Beacon Chain).

  • Com aproximação do “The Merge”, a quantidade de depósitos de ether na Beacon Chain tem diminuído;
  • Agosto, no entanto, superou os dois últimos meses em quantidade depositada;
  • A pool de staking Lido continua liderando o poder de voto em mais de 30%.

Staking de ETH é parte do processo para a migração ao PoS

Nos próximos dias de setembro a rede do Ethereum passará por sua maior mudança até hoje, em uma das atualizações mais esperadas por todo o mercado de criptomoedas e a indústria blockchain.

Entenda a mudança para proof-of-stake 

A rede líder em Web 3 e contratos inteligentes deixará de ser Proof-of-Work, sendo validada através da mineração de blocos com geração de hashrate a partir de GPUs e passará a ser validada por nodes que possuem participação de capital direta na rede, através do staking de ETH.

Com um depósito mínimo de 32 ethers na Beacon Chain, qualquer pessoa pode configurar um node validador que passará a validar os blocos transacionados na rede, coletando as recompensas de bloco e parte das taxas pagas pelos usuários – outra parte das taxas são queimadas, diminuindo a inflação do Ethereum, graças ao London Upgrade (EIP-1559).

A importância está, não só ao buscar mais eficiência energética e menor emissão de CO2 pela rede, mas também em modificar diversos mecanismos econômicos da rede, inclusive causando uma espécie de “Halving Triplo” – podendo aumentar significativamente o valor do ativo.

Incertezas e queda nos depósitos de ETH na Beacon Chain

Os depósitos de ETH na Beacon Chain foram abertos em novembro de 2021, quando o ecossistema começou a se preparar para a mudança que será parcialmente engatilhada no dia 06 de setembro e finalizada entre os dias 15 e 16 de setembroa cronologia é por hashrate gerada na rede Proof-of-Work, então esta data pode mudar.

No entanto, ainda não é possível realizar o saque, após feito o depósito.

Ao fazer staking de ETH para se tornar um validador (mínimo de 32 ethers), o depositante ainda não sabe quando (e se) conseguirá recuperar o capital investido. O contrato inteligente da Beacon Chain permite apenas o depósito e não o saque – que será liberado após uma nova futura atualização, ainda sem data definida.

Queda nos depósitos de Ethereum e os motivos

Este cenário acaba gerando uma série de incertezas que pode desincentivar que mais valores sejam depositados, já que é preciso uma maior confiança de que o The Merge será um sucesso e de que o Ethereum 2.0 (ETH 2.0) será aceito pelo mercado.

A incerteza vem refletindo na frequência (e quantidade) dos depósitos de ETH realizados, caindo aos poucos conforme a data final se aproxima, já que muitos investidores parecem querer manter seu capital líquido, frente a possível necessidade de venda.

Além do desejo de liquidez, parte de uma estratégia de gestão de risco necessária para os investidores de Ethereum, é possível que muitos também prefiram manter seu ETH em endereços de Exchanges Centralizadas (CEX), que realizarão airdrops de tokens de possíveis forks na rede – tentando manter a mineração ativa.

Ao manter o ether líquido e endereços ativos, os investidores poderão receber alguns tokens gratuitamente que podem ser vendidos ao mercado. Mesmo que por um preço bem inferior ao do ETH 2.0, mas ainda assim com a possibilidade de auferir certo lucro.

Saiba mais: Binance confirma suporte a forks de Ethereum pós-Merge

Gráfico mensal de depósitos de ether

Analisando o gráfico mensal de depósitos na Beacon Chain, desde seu início, vemos alguns picos em quantidades depositadas nos seguintes meses, ambos com mais de 1,3 milhões ETH:

  • Dezembro de 2021; e
  • Março de 2022.
Staking de ETH ilustrado mês a mês com gráfico de barras, conforme explicado na matéria.
Fonte: Etherscan – Beacon Depositors

Os próximos meses de maior depósito foram Maio de 2021 e Abril de 2022, ambos com mais de 1.000.000 ETH.

Ainda de acordo com o gráfico de depositantes da Beacon Chain, os três piores meses foram os últimos antes de setembro, mais próximos do The Merge: Junho, Julho e Agosto de 2022.

Agosto supera Junho e Julho

De acordo com o gráfico de análise on-chain da Glassnode, no Tradingview, conseguimos ver os valores exatos em Staking de ETH realizados na rede Proof-of-Stake, com a queda da quantidade desde março de 2022 e os valores referentes aos três últimos (e piores) meses.

Gráfico no tradingview (pela glassnode), com depósitos de ETH mês a mês, conforme explicado na matéria.
Fonte: Glassnode (tradingview)

Segundo este gráfico, a frequência de depósitos foi a seguinte:

  • 01 de março até 31 de março de 2022: 1,289 milhões ETH (+13,29%)
  • 01 de abril até 30 de abril de 2022: 1,05 milhões ETH (+9,52%)
  • 01 de maio até 31 de maio de 2022: 604,387 mil ETH (+4,98%)
  • 01 de junho até 30 de junho de 2022: 220,24 mil ETH (+1,73%)
  • 01 de julho até 31 de julho de 2022: 200,672 mil ETH (+1,55%)
  • 01 de agosto até 31 de agosto de 2022: 222,997 mil ETH (+1,69%)

Notamos que o aumento em agosto foi maior, quantitativamente, mas com um dia a mais no mês, foi percentualmente menor que de junho.

De qualquer forma, os depósitos de ETH dos três últimos meses foram bastante uniformes e muito abaixo do que no quase um ano de Staking de ETH liberado na Beacon Chain.

Distribuição do consenso na rede

A centralização temporária na rede tem se tornado uma preocupação frequente em grupos de discussão de entusiastas do Ethereum. Sendo que o próprio criador da rede, Vitalik Buterin, já demonstrou preocupação sobre o tema.

Atualmente, o poder de consenso na rede está distribuído da seguinte forma:

Gráfico em pizza com as entidades depositantes da Beacon Chain, conforme segue na matéria.
Fonte: Etherscan – Beacon Depositors
  • Lido (pool de staking de ETH): 30,9%
  • Coinbase: 14,8%
  • Outros (endereços desconhecidos com 32 ETH): 14,2%
  • Baleias (endereços desconhecidos e únicos de baleias): 10,7%
  • Kraken: 8,49%
  • Binance: 6,77%

Sendo que com 67% (⅔) dos depósitos, se tem maioria no consenso, abrindo pontos de vulnerabilidade para ataques de maioria, como o gasto-duplo, por exemplo. E com 33% (⅓) dos depósitos de ETH já é possível interromper a rede temporariamente, ao impedir o consenso.

No entanto, os entusiastas e especialistas acreditam que após a fusão e mudança para proof-of-stake ter sido um sucesso, a taxa de Staking de ETH deve aumentar significativamente e, muito provavelmente, superar os valores recordes anteriores – inferiores a 1,4 milhões de ether depositados em um único mês.

Os depósitos considerados da Lido são a partir da soma de vários endereços conhecidos, pertencentes à mesma entidade. Ao separar individualmente cada endereço da Lido, Coinbase acaba sendo a entidade única com maior participação no consenso.

Leia mais:

Para mais relatórios exclusivos e discussões com nossos analistas e pesquisadores, junte-se à nossa comunidade no Discord do Cointimes!

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!