Passfolio

Muitos traders estão comprando o token LUNC (antigo LUNA) para aumentar a quantidade recebida na nova distribuição, mas receberão apenas 10% do que for comprado. Entenda.

Comprar LUNA para receber mais LUNA pode não ser uma boa ideia

Estou vendo alguns traders, perfis nas redes sociais e conhecidos dizendo que estão comprando o token da Terra Classic (LUNC) para aumentar a quantidade recebida do novo token da rede Terra 2.0 (LUNA).

O que me preocupa neste cenário, é que de todos que conversei, poucos realmente entenderam como será feita a distribuição e podem tomar um susto ao conferir o saldo final pós airdrop.

O airdrop do novo token será realizado na sexta-feira (27) e o snapshot da rede será feito às 16:59h do dia 26 de maio (quinta-feira), mais especificamente no bloco #7790000.

O snapshot, nada mais é do que um registro de todos os saldos da rede em um dado momento/bloco e ele é importante para o airdrop, pois é com base nessa informação que a nova distribuição será feita de acordo com o peso definido pela proposta apresentada por Do Kwon e aprovada pela “comunidade”.

Saiba mais: Fork na LUNA é proposto por Do Kwon, a comunidade diz NÃO

Como será feito o airdrop de LUNA?

É uma pergunta importante para aqueles que querem, de alguma forma, participar desta grande distribuição financeira, mas surpreendentemente, as pessoas mais interessadas estão colocando seu próprio dinheiro nessa operação, mesmo sem entender exatamente o que vai acontecer nas próximas horas.

Saiba mais: Luna 2.0 será lançado mesmo com alta reprovação da comunidade

O token anterior, que perdeu 99,9999% de seu valor após o fiasco da stablecoin TerraUSD (UST) está morto. Ele não possui mais nenhuma utilidade, já que a única razão de sua existência era apoiar o UST, que também perdeu toda sua utilidade ao se desacoplar do dólar. O UST, inclusive, foi delistado da maioria das exchanges.

Com uma tese de demanda igual a zero, em teoria, não existem motivos que justifiquem alguém comprar LUNC (antigo LUNA). O que significa que não existe esperança para todos aqueles que ainda possuem LUNC em carteira. Inclusive para Do Kwon e outros desenvolvedores, que votaram favoravelmente à proposta de criação da nova rede.

Muitos outros projetos falidos já usaram uma técnica parecida à que está sendo aplicada com a Terra 2.0, para criar liquidez de saída para os holders antigos, criando uma nova demanda para o token:

A promessa de airdrop do novo token, que, “este sim dará certo”.

Para o investidor que acredita na promessa (ou para o especulador que quer fazer uma aposta arriscada), poderia ser interessante começar a comprar o token antigo “com desconto” para receber o novo ativo que, em teoria, poderá ser vendido mais caro ao mercado.

Um problema claro disso, que acontece em alguns casos de exit scam, como foi com o ETERNAL da Cryptomines, é que o airdrop do novo token pode ser cancelado ou adiado eternamente. Pessoalmente não acredito que seja o caso da Terra 2.0.

Todo este cenário cria a oportunidade perfeita para os holders que querem “sair” do investimento venderem para os novos compradores esperançosos.

Outro problema – que este sim é o caso da LUNA – é quando a distribuição é feita de forma criativa. Do Kwon ganhou um 10 pela criatividade, aqui.

Conforme explicado no fórum da comunidade, a distribuição será feita com a criação de um bloco gênesis, com novas unidades emitidas e distribuição proporcional ao supply de Terra Classic (LUNC) + UST.

Lembrando que o supply de LUNC foi extremamente inflado nos últimos dias, de forma arbitrária pela equipe de Do Kwon. Criando moedas novas “do nada”.

Enfim… Se a situação já não estivesse ruim o suficiente, o plano de distribuição é ridículo. Um absurdo descarado que completa o cenário catastrófico do que talvez tenha sido o maior golpe (por acidente ou de forma intencional) da história do mercado cripto e da indústria blockchain, superando até mesmo o rug pull executado pelo governo da Ucrânia.

Distribuição do novo token LUNA

Confira o plano que foi votado e aprovado em proposta de governança:

Fonte: Fórum Terra

De forma resumida, dos 100% do supply novo que será criado, com base no supply antigo de Terra Classic, quem comprou LUNC pelo airdrop receberá apenas 10% das novas unidades que teria direito em uma distribuição justa. 10 vezes menos.

Se um endereço tem 1% do supply de LUNC hoje, este endereço vai receber 0,1% do supply de LUNA amanhã.

Os detentores de UST receberiam ainda mais: 15%, mas o absurdo não para por aí.

O grupo que vai receber a segunda maior parte (30%) de todo o novo supply é aquele que, surprise!, não possui nenhum LUNC ou UST em carteira.

Este grupo é chamado carinhosamente de “comunidade” por Do Kwon, mas a verdade é que o que ele interpreta como comunidade são os desenvolvedores de DApps do ecossistema antigo.

E não sou eu que estou falando, mas a página oficial do projeto no Twitter:

Mas calma… Fica pior (sério? sério.).

Com 30% indo para a comunidade, 15% para os holders de UST e 10% para os holders de LUNC até o snapshot do bloco #7790000 (26/05 – 16:59h), ainda restam 45% para serem distribuídos.

Quase metade do airdrop vai direto para os endereços que tinham LUNA (antiga) e UST no bloco #7544910 (dia 07 de maio de 2022).

Isso significa que, caso algum holder de LUNA e UST, antes de tudo explodir, soubesse os próximos passos, eles poderiam ter vendido seus ativos ainda por um preço alto (cerca de US $70,00 cada token, que hoje vale menos de $0,00015) logo depois do bloco escolhido por Do Kwon, embolsado o lucro em dólar e ainda receber 35% de toda a nova distribuição.

A maior parcela do airdrop vai para endereços que podem ter vendido 20 dias atrás.

Fonte: Coinmarketcap – Terra Classic

Isso cria um cenário que poderia ser assemelhado a um gasto duplo (double-spend), onde a mesma moeda é utilizada duas vezes.

Decida por você mesmo, mas entenda o que você está decidindo

Se eu não te convenci de que todo esse processo é extremamente suspeito, bastante ridículo e comprar LUNC neste momento para participar do Airdrop não é uma boa ideia… Eu pelo menos tentei.

No final a decisão cabe apenas a você e ao seu próprio bolso.

Não confie em ninguém (nem em mim), verifique as informações e tire as conclusões adequadas.

Eu acredito que vai existir uma forte pressão vendedora durante o snapshot, principalmente porque com certeza existirão muitos compradores mesmo depois do bloco, não se atentando para essa informação.

Será a liquidez de saída perfeita para quem quer se livrar do token morto.

Fiz um tweet sobre isso mais cedo, mas achei que poderia ajudar mais gente publicando este artigo aqui no Cointimes. Por favor, “não atire no mensageiro”.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.