Após o estouro da bolha e a corrida bancária que ocorreu no projeto UST, Do Kwon propôs a realização de um hard fork na LUNA para corrigir os problemas e devolver valor à comunidade e aos investidores, mas esta mesma comunidade decide que não quer o fork.

Fork na LUNA, um movimento desesperado

O fundador do projeto Terra (LUNA), que colapsou na semana passada, após corrida bancária envolvendo a stablecoin UST, que era o produto líder da blockchain e movia todo o ecossistema que estava sendo criado, publicou em seu twitter uma thread dizendo que:

“Terra é mais do que UST”.

Mas o problema é que, desde o início, toda a proposta do projeto girava em torno da criação de uma nova stablecoin inovadora (UST) e foi isso que trouxe valor ao ativo.

Do Kwon, que foi chamado a prestar depoimento perante as autoridades da Coreia do Sul, se identifica como o mestre das stablecoins, segundo sua bio no twitter, cuja conta é @stablekwon.

bio de Do Kwon no twiiter: Master of Stablecoin Luna

Todo o histórico do desenvolvedor e empresário é baseado em stablecoins, tendo sido identificado como o criador de outro projeto de stablecoin – onde usou um pseudônimo – que também falhou.

Na proposta do Fork da LUNA, o ativo antigo será chamado de Luna Classic (LUNC) e continuará atrelado à stablecoin que não é mais estável, UST.

Já o novo projeto assumirá o nome do antigo, como Terra 2.0, com o token LUNA que será distribuído via airdrop para detentores e stakers do LUNC, UST e outros conforme decisão de Do Kwon e sua equipe.

De acordo com “StableKwon”, o hard fork criará uma blockchain com foco nos desenvolvedores que querem construir projetos, mas ele não oferece mais detalhes sobre os objetivos, proposta e a demanda pretendida com sua ação que deve ser implementada até o dia 21 de maio.

A única informação é de que, surpreendentemente, a Terra 2.0 não terá o foco na construção de stablecoins com a utilização de algorítimos, como o anterior.

Tudo isso nos leva a crer que o fork é uma medida desesperada de tentativa gerar compras dos ativos falhos – por investidores que querem ter a chance participar do airdrop, “pagando barato” já que LUNA e UST perderam muito valor – possibilitando uma saída mais lucrativa à equipe e ao próprio Do Kwon que não conseguiram se livrar de todos os ativos.

É uma atitude desesperada de alguém que já não tem mais muitas opções disponíveis e algo semelhante foi visto em outros projetos que morreram, como o Cryptomines (ETERNAL).

Opiniões divergentes sobre a proposta de Do Kwon

Como em toda grande mudança, as opiniões são bastante conflitantes entre pessoas a favor do fork na LUNA e pessoas que são contra, mas de forma geral, validadores e outros stakeholders institucionais que haviam investido muito no projeto falido parecem ser a favor de uma tentativa de saída através de hard fork, airdrop e hype; enquanto a comunidade parece ser contra.

Comunidade não quer fork na LUNA

No fórum de discussão da Terra.money (fórum oficial da LUNA), já são mais de 2.400 votantes na proposta de fork da LUNA, onde 90% são contra.

Votação sobre Fork na Luna, com 2451 votos, 90% contra e 10% a favor.

Nos grupos de discord, reddit e telegram, os membros da comunidade parecem bastante decididos, quase por unanimidade, sobre serem contrários à suposta tentativa de exit scam das baleias; conforme alguns estão dizendo.

Validadores e nodes querem o fork da LUNA

No twitter, alguns nodes, validadores e outros serviços do ecossistema LUNA começaram a responder ao chamado de Do Kwon e se manifestaram publicamente a favor da proposta de fork.

3 páginas se manifestando a favor do fork da luna: Chainlayer, BTC.Secure e Sigma

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.