As autoridades sul-coreanas podem convocar o cofundador da Terra, Do Kwon, para depor por conta do fiasco do UST e da LUNA.   

Do Kwon, talvez o nome mais noticiado nas últimas semanas dentro do mercado cripto, pode ter que depor diante do governo sul-coreano em uma audiência sobre os incidentes envolvendo o UST.

De acordo com um relatório local, Yun Chang-hyun, um representante do Partido do Poder Popular solicitou uma audiência parlamentar sobre tudo o que aconteceu com o TerraUSD (UST), seu colapso e as ações tomadas por algumas das maiores exchanges locais.

O recente fiasco começou quando o UST, a stablecoin algorítmica da Terra – supostamente indexada 1:1 ao dólar americano, perdeu sua paridade. O valor do token caiu para a baixa de US$ 0,04 na semana passada. O outro token nativo, Luna, também perdeu valor visto que usuários puderam lucrar com a arbitragem contra o UST.

Passfolio

O político sul-coreano delineou os danos causados aos investidores locais, e pediu que Do Kwon aparecesse diante do parlamento do país. Ao mesmo tempo, Kwon está tentando encontrar uma solução, sua última proposta é um hard fork.

Pelo seu Twitter, Kwon disse que a Terraform Labs irá apresentar uma nova proposta de governança em 18 de maio para que a blockchain se divida, produzindo uma segunda blockchain, que compartilha todo o histórico com a original, mas vai em uma nova direção.

De acordo com Do Kwon, a nova blockchain não será vinculada à stacblecoin TerraUSD (UST). Ele também menciona que a antiga blockchain TerraUSD continuará a existir com a UST, e será chamada de Terra Classic (LUNC). Sob o plano de Kwon, se aprovada, a nova blobkchain da LUNA entrará em funcionamento no dia 27 de maio.

A LUNA perdeu quase um quarto de seu valor nas últimas 24 horas após a proposta revelada por Do Kwon. A LUNA subiu para $0.00022 na segunda-feira à noite. No entanto, após o anúncio de Kwon, a LUNA perdeu cerca de 22% de valor, atingindo pouco mais de US$ 0,00017. A comunidade parece não ter aprovado a ideia do hard fork, com uma grande porcentagem de votos negativos no fórum da Terra: 

“Não há necessidade de esperar até que a proposta seja publicada para saber qual é o sentimento geral. Isso pode levar a correções sem desperdiçar tempo. Fork?”

Por fim, o representante do Partido do Poder Popular também abordou o papel desempenhado pelas maiores exchanges, afirmando que Coinone e Korbit interromperam o comércio UST em 10 de maio, Bithumb em 11 de maio, mas Upbit não seguiu o exemplo por mais dois dias. Consequentemente, ele quer que os executivos dessas exchanges também apareçam na audiência.

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br