Breaking News  
Por que ninguém usa os dapps? Blockchain

Por que ninguém usa os dapps?

Por que os dapps não são um sucesso?

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Aplicativos descentralizados (Dapps) foram extremamente visados pelos investidores de criptomoedas nos últimos anos.

Entretanto poucos foram os que realmente vingaram, vamos discutir os motivos para tantos fracassos.

Dapps e o custo de transação

Toda vez que você compra uma refeição no Ifood, pega uma carona no Uber ou alugar uma Yellow, esses players ganham uma taxa de intermediação. Ou seja, uma corporação recebe pela informação e segurança disponibilizadas.

Esses aplicativos geram renda, movimentam bens ociosos e são extremamente eficazes em reduzir os custos de transação.

O custo de transação é o valor cobrado pelo risco contratual e variáveis ambientais. Vejo o vídeo abaixo para entender o que é o custo da transação:

Já imaginou um aplicativo como o Uber, mas sem uma empresa ganhando em cada corrida?

Já imaginou o porquê disso não acontecer? Bom, por alguns motivos. O primeiro e o mais óbvio eu cito no podcast sobre economia compartilhada (clique a baixo para começar a ouvir via browser), que é o custo da construção de uma plataforma.

Conexão Satoshi #08 – Clube da Economia Compartilhada

O segundo é o problema da administração. Quem fará a distribuição das corridas? Quem pagará o desenvolvimento do software?

E por último temos o risco dos contratos de curto prazo, quem garante que os clientes não serão enganados? Gerando um custo transacional talvez desnecessário.

Dapps são a salvação?

Os Dapps resolveriam a maior parte desses problemas. O custo de construção de uma plataforma é resolvido com a criação de um pool com os recursos de milhões de pessoas.

A administração seria efetuada via software e as principais decisões são tomadas pela rede que financiou ou participa do projeto. Calma, como isso vai acontecer Neto? Vou explicar utilizando um dos únicos Dapps funcionais.

O primeiro Dapp de sucesso é um um “Banco Central” descentralizado, o Bitcoin. A plataforma do Bitcoin é aberta para todos participarem, o pool de recursos para a criação da rede é feita usando o poder computacional do milhares de computadores conectados.

Quem faz a distribuição das moedas? O algoritmo reina nesse universo, e todos os envolvidos entram em um acordo para manterem as regras desse algoritmo funcionando como ele foi criado.

Grandes empresas que se beneficiam desse “banco central” ajudam também no desenvolvimento do software.

Mas e se uma parte dos participarem descordarem das regras? A solução é se separar e continuar uma rede própria, isso aconteceu também com o Bitcoin e o seu irmão Bitcoin Cash:

Avaliação de criptomoedas: Bitcoin Cash

Por que os dapps falham?

Vamos analisar a principal plataforma criadora de Dapps, o Ethereum. O máximo que um aplicativo descentralizado nessa rede consegue em usuários ativos é de ~1.000 usuários diários.

A tabela abaixo mostra a quantidade de usuários na categoria de dapps mais utilizada, de exchanges “decentralizadas”.

dapps famosos

Mas como, se eles estão reduzindo o custo de transação, de administração e são descentralizados. O que está acontecendo?

A realidade não é muito bem essa para a maioria dos Dapps. Aqui vão alguns pontos que mostram os motivos para os Dapps falharem:

Centralização – a maior parte dos dapps não são verdadeiramente descentralizados, os desenvolvedores controlam todos os updates de software e muitas vezes detém a maior parte dos tokens que fazem o aplicativo funcionar;

Alto custo – se por um lado a descentralização pode aumentar a confiança, ela consome muitos recursos. Cada um dos participantes geralmente precisa verificar e armazenar todas as transações;

Dificuldades de modificação – a partir do momento em que o Dapp não consegue atingir uma boa massa de usuários, os desenvolvedores podem querer modificá-lo. Entretanto isso pode quebrar a confiança dos poucos usuários na rede.

Difícil usabilidade – alguns Dapps são criados para os desenvolvedores e não para o cliente. O Augur é um grande exemplo, eu demorei algumas horas resolvendo problemas técnicos. Os dapps devem ser tão fáceis de usar quanto qualquer aplicativo Android.

Quer um exemplo?  A suposta exchange descentralizada IDEX, foi influenciada pelos governantes de Nova York.

Os desenvolvedores bloquearam o acesso de todos os residentes da cidade:

Enquanto os desenvolvedores de Dapps não seguirem um modelo de governança semelhante ou melhor do que o adotado pelo Bitcoin, modificarem as interfaces, facilitarem o acesso e diminuírem os custos de manter uma enorme rede funcional e descentralizada, eles não vão cair no gosto da população.

Para encerrar deixo o vídeo de Jimmy Song, ele sumariza todos os pontos expostos no texto ( em inglês):

Quer receber mais conteúdos sobre criptomeodas e investimentos? Se inscreva no canal do Cointimes no Telegram, é só acessar https://t.me/newscointimes.  Se mantenha atualizado também pelo – FacebookTwitterInstagram.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)