Segundo o site Coinmarketcap o preço do bitcoin caiu mais de 11% nas últimas 24 horas, saindo de ~ 6.300 dólares para menos de 5.574.
No mercado brasileiro o preço moveu-se de forma mais lenta se comparado com os mercados internacionais, na Foxbit, o preço caiu de R$24.000 para R$21.701,00.
Outras criptomoeda tiveram quedas ainda mais bruscas, o Bitcoin Cash, que está há um dia do seu fork caiu 17,19%
Desde a maior alta do Bitcoin, o preço variou negativamente em mais de 73% segundo dados da onchainfx.
Por que o preço do Bitcoin caiu?

Muitos estão especulando o impacto das palavras de Christine Lagarde, presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ela disse que os bancos centrais deveriam emitir suas próprias moedas digitais.
“Eu acredito que nós deveríamos considerar a possibilidade de criar moedas digitais”
Ela divulgou que os bancos centrais do Canadá, China, Suécia e Uruguai, todos estão “seriamente considerando” propostas de moedas digitais.
Alguns creem que tal movimento pode diminuir o valor das principais criptomoedas.
Efeito Manada e Bitcoin Cash
Além daqueles que acreditam na influência do FMI, outros especulam que todo esse movimento de queda foi apenas parte do efeito manada. O efeito manada descreve situações na qual um conjunto de pessoas age da mesma forma por influência do grupo.
Isso significa que a partir da venda de algumas pessoas dentro do mercado, outras seguiram o mesmo movimento de venda.
Há também toda a instabilidade gerada pelo fork do Bitcoin Cash, fizemos uma análise completa desse fork no texto abaixo, vale a pena ler.
A Guerra dos Tronos do Bitcoin Cash – Saiba tudo sobre o fork
Hayek explica?

É claro, não existe correlação clara entre as declarações da diretora do FMI e o preço do Bitcoin. A grande verdade é que, por enquanto, não é possível definir os motivos exatos da queda. Talvez, a soma de um conjunto de fatores explique essa queda de preço.
Como explica Friedrich Hayek, ganhador do nobel de economia, a informação está distribuída entre os atores do mercado, é por isso que economias planejadas tendem ao fracasso.
Falar que apenas um motivo foi responsável pela queda do preço do Bitcoin, sem nenhum grande evento ter afetado a rede, é imaginar ter todas as informações do mercado. Por isso o que podemos fazer é somente especular.
O que fazer agora?
De qualquer forma os tempos de alta volatilidade parecem reanimar o mercado. O volume negociado nas exchanges cresceu consideravelmente. Segundo o Dashboard do Cointimes, as 4 primeiras exchanges movimentaram 847 bitcoins nas últimas 24 horas.
Agora é o momento das apostas, enquanto o preço do Bitcoin se mantinha mais ou menos estável não havia muito o que fazer. Vender agora e recomprar se o preço cair mais, ou, comprar e esperar um movimento de alta?
Para tomar a melhor escolha fique de olho no Cointimes, quase todos os dias temos uma análise do mercado.
Conta aí, qual sua estratégia?
Aprenda um jargão do mercado:
Bear Market e Bull Market: Você sabe o significado destes termos?
Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – Facebook, Twitter, Instagram.