Uma utopia, mas minha utopia, então deixa eu compartilhar. Eu costumo não discutir previdência social, não que eu não ache importante, só não gosto.

Porque para mim é quase como falar sobre chover no molhado, descer pra baixo, feriado no domingo, no fim pouco importa para a realidade.

Qualquer reforma previdenciária, qualquer uma, qualquer... Vai apenas adiar em uma, duas ou três décadas uma nova ruptura. Uma nova reforma… Um plano ainda mais apertado, injusto…

Previdência é de etimologia previdente, previdente vem de cautela, de cuidado.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

O estado deve cuidar do seu futuro?

Você realmente espera que o estado seja cauteloso sobre o seu próprio futuro? O seu? É impossível, isso não vai acontecer nunca.

O estado nunca vai cumprir responsabilidades civis individuais porque ele não foi feito para cumprir essas funções, não cabe ao estado o papel de seguridade do futuro, não cabe por lógica, não cabe por sistema e nem cabe por justiça.

Tem que corrigir uma série de outros hiatos antes. Mas também não custa dizer que gente precisava investir tempo em discutir meios de atingir maturidade e justiça social suficiente para que o estado não tenha acesso ao controle de custo, ao lobby da produção ao faturamento da população (o seu), para que você tenha raciocínio e condições de decidir: como quer poupar e o quanto.

Em linhas rápidas, a carga tributária do Brasil deve estar próxima a 35% do PIB, algo como US$3.600,00 por brasileiro ano ou R$1.110,00, por mês. Entenda isso.

O estado brasileiro te custa em linhas gerais mais de um salário mínimo por mês, só para funcionar, te devolve quase nada disso, e ainda te faz gastar tempo discutindo se é melhor se lascar muito ou demais. Entende porque essa discussão de previdência social é inócua?

Todas as linhas de previdência social estatal levam para o mesmo caminho, de envelhecimento da população x endividamento do estado x diminuição da receita.

Algumas linhas levam para o colapso mais rápido, outras apenas diminuem. É uma utopia? Sim. Mas tem gente brigando para o estado ter ainda mais controle sobre o que você poupa… Por que eu não posso falar sobre a gente ter controle de tudo que a gente produz e deixar que o estado se exploda?

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!