Cenas nunca antes vistas aconteceram hoje no Capitólio dos Estados Unidos onde a sessão para certificar Joe Biden como presidente dos EUA foi interrompida após invasão de manifestantes pro-Trump que literalmente tomaram o controle do Congresso, os congressistas foram levados para um local seguro pela Polícia.
A instabilidade política foi causada por discurso de Trump horas antes no qual ele reafirmou que “houve fraudes nas eleições”. Então, os apoiadores se dirigiram ao prédio e invadiram o Congresso portando diversas bandeiras de Gadsden.
A certificação de Biden como presidente teve que ser interrompida e os senadores foram levados para um local seguro.
US CAPITOL UNDER SIEGE: Tear gas deployed inside rotunda; lawmakers told to find escape hoods / gas masks under their seats and put them on.
— Breaking911 (@Breaking911) January 6, 2021
pic.twitter.com/efWJUcFfZO
Após 1 hora, Trump resolveu postar um vídeo pedindo paz, mas continuou sem reconhecer a vitória de Biden. Como resultado, o vice-presidente Mike Pence deixou de seguir Trump no Twitter.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
“A violência e a destruição que estão ocorrendo no Capitólio dos Estados Unidos devem parar agora. Todos os envolvidos devem respeitar os policiais e deixar o prédio imediatamente.
O protesto pacífico é um direito de todo americano, mas este ataque ao nosso Capitólio não será tolerado, e os envolvidos serão processados em toda a extensão da lei.”, Mike Pence, vice-presidente dos EUA.
Bitcoiners comemoram fraqueza do dólar
Quem comemorou essa situação foram os bitcoiners, que viram o movimento de invasão como um momento de fraqueza do governo responsável pela reserva de valor mundial, o dólar – cada vez fragilizado pelo FED.
A senadora pró-bitcoin Cynthia Lummis eleita no estado Wyoming comentou o ocorrido mencionando a primeira emenda da constituição americana.
The First Amendment only protects peaceful assembly. Stop the Violence. https://t.co/pCjxdn6RFq
— Senator Cynthia Lummis (@SenLummis) January 6, 2021
“A Primeira Emenda protege apenas uma reunião pacífica. Pare a violência.”, afirmou a senadora em resposta ao congressista Steve Scalise.
Como resultado, a criptomoeda que pretende se tornar o novo padrão mundial subiu acima dos 36 mil dólares com alta de 4% após a invasão e o quase golpe de Estado nos Estados Unidos. James Lopp, desenvolvedor do Bitcoin Core, comentou:
“A democracia é frágil” – Joe Biden
“O Bitcoin é antifrágil” – Nassin Taleb
"Democracy is fragile." – @JoeBiden
— Jameson Lopp (@lopp) January 6, 2021
"Bitcoin is antifragile." – @nntaleb