Após tomar o top 3 do mercado de criptoativos a Cardano (ADA) tem sido tema de muitas discussões, principalmente em relação ao seu preço.

Para tirar as dúvidas dos investidores, fomos atrás de quem entende de Cardano no Brasil e no mundo para te ajudar a precificar e investir melhor. 

A alta recente da ADA tem fundamentos?

De acordo com dados do Coingolive, a ADA teve uma alta de 14,7% nos últimos 7 dias e superou a valorização do bitcoin (+3,15%).

Preço da ADA

A alta no preço, contudo, não veio por motivos macros como aumento da adoção e uso real ou até mesmo alguma notícia importante. As instituições por trás da criptomoeda continuam trabalhando para fechar acordos com governos e empresas, mas nessa semana nada foi publicado.

Então, o que motivou a alta no preço? Primeiramente, o bitcoin está se recuperando da queda desproporcional no mês de abril e as altcoins, geralmente, respondem com mais força as altas e baixas do btc.

Mas não foi só isso que impulsionou a Cardano, a Allonzo Purple foi lançada e os testes estão indo bem até o momento. A Allonzo Purple é uma das últimas etapas de teste para o lançamento de contratos inteligentes no blockchain. 

A criação desses contratos abre as portas para o desenvolvimento de Dapps, NFTs, ICOs e farmings, com o potencial de atrair novos investidores e bilhões de dólares como acontece com o Ethereum ou a rede da Binance (BSC). 

Cardano fortemente criticada:

Especulando nessa possibilidade, os investidores da Cardano têm apostado em uma grande alta. Contudo, há muitas dúvidas sobre o futuro da criptomoeda, principalmente quando falamos de algo que está competindo com o poderoso Ethereum. 

O entusiasmo da comunidade cresceu na semana do dia 11/08 com bons resultados do criptoativo e isso foi exibido nas redes sociais que tiveram o terceiro maior pico de volume da história.

Volume social da Cardano
Social Volume da ADA | Fonte: Santiment

Alguns investidores tiveram que se pronunciar sobre a recente alta. Um deles foi o CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, que fez sérias críticas ao projeto Cardano:

“… Eu falei com vinte das pessoas mais inteligentes que eu conheço nesse mercado, e zero delas disse que a cardano está tendo tração com os desenvolvedores” tuitou o bilionário. 

É uma grande preocupação para todos os projetos de smart chains a atração de bons programadores. É por esse motivo que a Binance escolheu simplesmente copiar a estrutura de código do Ethereum, facilitando a migração de Dapps. 

A ADA tem uma linguagem completamente nova e alguns projetos de NFTs, DeFI e Dex estão surgindo, mas ainda há muito a ser construído. Será necessário um grande esforço por parte da comunidade para atrair e formar talentos.

E nesse sentido, Charles Hoskinson (criador do projeto) já vem há anos fazendo parcerias com universidades ao redor do mundo, no final do ano será o momento dele colher os frutos ou se decepcionar.

Queda de preço após a atualização?

Conversamos com a Sabrina Coin, representante da ADA no Brasil, e ela está confiante no projeto a longo prazo, mas admite que uma possível queda possa acontecer após o lançamento de smart contracts, no dia 12 de setembro.

“Acredito que possa subir sim, mas com o tempo. Logo após [a atualização], penso que pode passar por uma correção porque já está bem no hype.”, afirmou Sabrina.

Na minha opinião uma realização de lucros é muito provável, o que fica incerto é a capacidade de atração e retenção de talentos da ADA. O bilionário e investidor do mercado cripto Mike Novogratz está certo? 

Vamos trazer mais dados e entrevistas com membros dessa comunidade nos próximos posts, então fique ligado no Telegram, Facebook e Instagram do Cointimes. 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br