Bitfy - 760x150

Conforme mostrada na análise da Glassnode, a volatilidade no preço do bitcoin aumentou. No Brasil, a criptomoeda saiu de ~R$49800 para mais de R$51200 nas últimas 24 horas, impulsionada pelo aumento do BTC fora do Brasil e leve recuperação do dólar.

No gráfico abaixo vemos a volatilidade do Bitcoin é a maior de 2020 após as turbulências de março/abril, voltando aos níveis de novembros de 2019.

Hoje por volta das 13:00 os contratos de Bitcoin na CME expiram, o que pode criar uma boa volatilidade dependendo do que acontecer com os contratos que vencem hoje.

Explicamos melhor essa situação no texto “50% dos contratos de Bitcoin na CME vencem na sexta-feira“. Mas em suma, podemos ver aumento da volatilidade.

 

Dados onchain

Enquanto isso os dados onchain dos últimos 2 dias mostram um forte aumento da saída total de bitcoins das exchanges. Apesar do número de transferências individuais superarem as saídas (exchange deposits/ withdrawals).

Nas últimas 24 horas vimos algumas baleias transferindo gordas quantidades de stablecoins para a Binance, segundo o Whale Alert.

E falando em stablecoins – outro dado onchain, mas não do bitcoin, para se manter atento é quanto a quantidade de moedas estáveis no mercado. Desde março o supply de stablecoins vem subindo, isso aconteceu principalmente pela necessidade de proteção contra a grande volatilidade do bitcoin.

E o que isso significa? Se o preço do bitcoin não está caindo muito como aconteceu em março e a quantidade de stablecoins está aumentando, isso pode significar que há mais entrada de dólares no mercado e possivelmente mais pressão de compra futura.

Voltando para as métricas do bitcoin

A saúde da rede do bitcoin, como falamos na análise anterior, continua em queda. O período de chuvas na província de Sichuan, responsável por 50% do poder de mineração chinês, está atrasado. Como resultado, alguns mineradores estão passando por quedas de energia.

onchain métricas
Onchain dados de mineração
hash rate do bitcoin
Queda no hashrate

Apesar disso, é necessário olhar o cenário geral e como falamos anteriormente, o Bitcoin ainda é um ativo com marketcap pequeno, por isso poucos players podem rapidamente mudar a direção de todo o mercado.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br