O preço do BTC recuou 10% de quinta para sexta-feira, liquidando muitos traders, mas ainda existem mais touros que ursos no mercado de derivativos, em uma proporção de 4:1.
BTC em -10% e ainda pode cair mais
O preço do Bitcoin vem em uma tendência de queda já há algumas semanas e de ontem (quinta-feira, 05) para hoje o ativo registrou mais de 10% em desvalorização, saindo de ~US $39.700 para ~US $35.700.
Saiba mais: Preço do BTC pode chegar até os US $34 mil
Conforme já trouxemos em outras análises, é possível que o preço do bitcoin esteja se dirigindo para uma faixa entre US $32.950 e US $34.300, que são ambas possíveis linhas de suporte de preço que podem servir como ponto de impulso importante para uma possível alta, ou retornar o ativo para uma faixa de acumulação entre $37 e $42 mil dólares.

De acordo com Arthur Hayes, também é possível que o BTC volte a ser negociado por US $30.000.
Análise On-Chain está indicando alta
As análises on-chain, no entanto, são bastante positivas, e mostram um padrão de saídas recordes cada vez maiores, atingindo cada vez pontos mais baixos no gráfico de reservas de bitcoin nas exchanges.

O que mostra que existem muitas baleias comprando e sacando BTC das exchanges, podendo até mesmo causar um fenômeno chamado supply shock (choque de oferta), com uma possível escassez de moedas à venda, que levaria o preço para cima.
Análise de derivativos e liquidações
Com a última queda, cerca de R$2.000.000.000 ($2 bilhões de reais) foram perdidos, com 123.267 traders tendo sido liquidados de suas posições, que em maioria eram touros (com long positions, apostando na alta de preço).

Este valor assombroso é explicado ao se observar a relação entre touros e ursos no mercado de derivativos (margem e futuros), medida pelo índice Long/Short Ratio.
Este índice mede quanto de dólar está alocado em posições de long (touros) e quantas em short (ursos).
Quando a diferença é muito grande, isso torna atrativo para muitas baleias (inclusive as próprias exchanges onde as posições são montadas) realizarem um movimento contrário na negociação do ativo à vista (em spot), causando estas liquidações massivas e potencializando o ganho destas baleias.
Nos últimos dias, o long/short ratio estava superior a 3.5:1, o que significa que a cada 3,5 posições apostando na alta, 1 estava apostando na baixa.
Este ratio é muito alto e criou a oportunidade perfeita para os US $476 milhões liquidados nestas 24 horas.
Já foi observado em outros momentos da história que, sempre que o L/S Ratio se afasta muito de 1:1, movimentos importantes acontecem, para trazer novamente equilíbrio ao mercado.
E foi o que aconteceu. Podemos observar pelo gráfico que, durante a queda, o L/S Ratio retornou para baixo de 2:1, mas aparentemente não foi suficiente, já que os apostadores continuam “bullish” em sua maioria, fazendo o índice superar os valores anteriores e se aproximar de 4:1, que é extremamente alto.

Tendo isso em conta, seria possível ver mais uma forte queda, para liquidar estes touros e o mercado voltar a crescer de forma mais equilibrada, buscando o alvo de cerca de $33 mil dólares apontado nesta análise.
*Isso não é uma recomendação de investimento e todos os leitores são responsáveis por suas próprias decisões no mercado, devendo realizar suas próprias pesquisas e tirar suas próprias conclusões.
Leia mais: