O Grande Investidor

O Banco Central do Brasil anunciou hoje a data de lançamento do Open Banking. O evento ocorrerá no dia 1 de fevereiro às 11 horas e contará com a participação de Roberto Campos Neto, presidente do BC e outros nomes envolvidos no projeto. O evento será transmitido ao vivo no canal do Banco Central no youtube.

O Open Banking é uma solução que promete trazer portabilidade aos dados do usuário e maior integração do sistema financeiro, facilitando assim, a criação de novas ferramentas e serviços. 

Apesar do novo sistema permitir a integração de dados para as empresas, o cliente terá autonomia para decidir quais dados serão compartilhados com quais instituições. O BC deixa claro a necessidade de confirmação explícita do cliente para tal ação:

“​As instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

  1. Consentimento;
  2. Autenticação; e
  3. Confirmação.

Essas etapas devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos e devem ser efetuadas com segurança, agilidade, precisão e conveniência, de forma sucessiva e ininterrupta, com duração compatível com seus objetivos e nível de complexidade.”

A ideia por trás do projeto é permitir que existam APIs abertas para que fintechs, bancos, seguradoras, empresas de empréstimos e quaisquer instituições interessadas possam desenvolver novos produtos e serviços financeiros a seus clientes.

Segundo o Banco Central:

O Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio centrados em uma experiência do cliente sem fricções, com segurança, agilidade e conveniência para os clientes, favorecendo a inclusão financeira e a educação financeira da população.

Atualmente, o Reino Unido já implementou a ideia do Open Banking com sucesso, Estados Unidos, Austrália, Japão, União Europeia e Hong-Kong estão em fase de desenvolvimento.”

Leia mais: Mais de 100 empresas já compraram bitcoin, diz CEO da MicroStrategy.


 

BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!