Marcelo Sampaio, gerente de fundos brasileiro, em parceria com a Nasdaq, vai lançar o primeiro fundo de negociação em bolsa (ETF) de criptomoedas do mundo na Bermuda Stock Exchange (BSX).

A Hashdex, empresa que regulamenta o fundo, obteve a autorização para o lançamento do do ETF. O investimento está sendo apelidado de ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index. O lançamento aproveitará as recentes regulamentações pró-cripto ocorridas na região (Ilha Bermuda).

Em comentário, o gerente do fundo diz:

“Espera-se também que esse processo acelere a entrada de investidores institucionais nesse segmento. É uma tendência que se concretiza cada vez mais.”


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

A entrada de investimentos institucionais nesse mercado ainda depende muito das regulamentações das criptomoedas no mundo. Diversos países caminham no sentido de regular esse mercado “cinza” para permitir que investidores mais conservadores possam alocar recursos indiretamente nas criptomoedas.

Diversas empresas nos Estados Unidos tentaram a criação de ETFs nas bolsas de valores no país. Contudo, todos os pedidos foram negados pela Securities and Exchange Commission (SEC). Diversas pessoas, como a investidora Hester Peirce relatam a “indisposição” da agência reguladora em aceitar formas de acesso ao mercado das criptomoedas.

“nenhum depósito atenderá aos padrões em constante mudança que esta Comissão insiste em aplicar aos produtos relacionados ao Bitcoin – e apenas aos produtos relacionados ao Bitcoin”

A ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index pode marcar o início de um mercado com possibilidade de grandes investimentos. Contudo, é difícil prever qual o percentual de investidores que preferem investir indiretamente em criptomoedas em razão àqueles que preferem ter o controle das suas chaves privadas. Então, é possível que a criação de mais fundos como esse não afetem significativamente o mercado.

É importante que existem outras formas de investimentos institucionais que não precisam do aval de agências reguladoras. Por exemplo, a empresa MicroStrategy adquiriu mais de 38 mil bitcoin recentemente. Essa compra fez as ações da MicroStrategy subirem significativamente.
Leia mais: ETF de Bitcoin é só questão de tempo


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!