Dia 27 de outubro acontece o primeiro upgrade da Beacon Chain no Ethereum 2.0, um pré-aquecimento para integração do Ethereum ao novo sistema de proof-of-stake com a adição de novas funcionalidades importantes. 

Antes de falarmos sobre o que muda, vale ressaltar que a atualização é somente para o ETH2.0 e não afetará diretamente a rede do Ethereum que geralmente usamos para transacionar e criar contratos inteligentes. 

A Altair, nome da atualização,  trará diferentes melhorias para o novo Ethereum como o suporte para clientes que não sejam full nodes, permitindo que carteiras leves sincronizem com o blockchain sem necessidade de alto poder computacional. 

Outra grande mudança está no sistema de recompensas para validadores de blocos ativos e parcialmente ativos. Os nodes que ficarem inativos perdem ~15,4% da quantidade de ethers em stake, os validadores que ficarem 75% do tempo ativos perdem apenas ~0,3%

Nesse sentido, os nodes que se comportam contra a rede de forma significativa perdem duas vezes mais que antes da atualização, 14% do que há em stake. 

As mudanças de parâmetros punitivos para os nodes que não são confiáveis trazem mais segurança para os usuários, pois tornam o ataque a rede mais caros. Geralmente, os nodes não são punidos e poucos na história do Etheruem 2.0 sofreram grandes punições, menos de 0,06%.

Pré-aquecimento para o merge

O update é visto para como um pré-aquecimento para a fusão entre o Ethereum atual com a nova rede, visto que ele trás um aspecto importante, os clientes leves. 

As melhorias não mudam o estado atual da rede 1.0 e não impactam os usuários de eth diretamente, contudo, são importantes para os desenvolvedores e toda a comunidade por trás dessa melhoria. 

A fusão entre os sistemas está previsto para o ano de 2022, segundo novo anúncio da Ethereum Foundation. O Ethereum vem perfomando melhor que alguns de seus competidores na semana que precedeu a atualização, com alta de 11,39% em 7 dias em comparação com a Ada que subiu apenas 1,55% e BNB com queda de 0,36%. Entretanto, SOL e FTM acumularam altas superiores a 40%.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br