Breaking News  
Quem é Warren Buffett? – Grandes empresários #1 Investimentos

Quem é Warren Buffett? – Grandes empresários #1

Ele é o terceiro homem mais rico do mundo. E é a quem você deve seguir caso queira se tornar um investidor de sucesso.

Rafael Lemos
Rafael Lemos

A vontade de ser um investidor bem sucedido e alcançar a independência financeira é o sonho de boa parte da população mundial. Essa é a realidade de Warren Buffett. Com o patrimônio de aproximadamente 84 Bilhões de dólares (2018), Buffett é o investidor de maior sucesso na atualidade. Ele é considerado praticamente o rei do mercado financeiro.

O mega-investidor é CEO da Berkshire Hathaway Holdings, uma firma de investimentos localizada em Omaha, cidade do estado de Nebraska, USA. Esta é a mesma cidade onde Buffett nasceu e vive até hoje. Mesmo sendo considerado o terceiro homem mais rico do mundo (Forbes 2018), ele chama atenção por seu estilo de vida “simples”, comparado à sua fortuna.

Warren Buffett - 3º homem mais rico do mundo - Lista da Forbes
Buffett é o terceiro homem mais rico do mundo em 2018, segundo levantamento da Forbes.

Método Warren Buffett de investir

Buffett ficou conhecido por popularizar o método de investimento conhecido como “value investing”, ou “investimento em valor”. Seu grande mentor foi Benjamin Graham, economista e autor do livro “O investidor inteligente”. Enquanto a grande massa de analistas se preocupa com o preço das ações, Buffett simplesmente se preocupa em fazer bons negócios. Algumas frases marcantes de Buffett retratam bem seu modo de investir:

  • “Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”;
  • “Seja medroso quando os outros são gananciosos. E seja ganancioso quando os outros estão com medo”;
  • “Se você não está pensando em manter uma ação por 10 anos, então não deveria pensar em possuí-la por 10 segundos”;
  • “Previsões podem até falar bastante a respeito do analista, mas não falam nada sobre o futuro”.

Já deu para ter uma noção de como Buffett enxerga o mercado financeiro. Ele é adepto da estratégia de “buy and hold”, buscando sempre por boas oportunidades de negócio e focando em lucrar a longo prazo.

Crise de 2008 e 10 bilhões de lucro

Um bom exemplo dessa estratégia foi a jogada dele em 2008, quando o mercado quebrou e as ações entraram em forte queda. Enquanto todos estavam com medo, o mega-investidor viu a oportunidade de investir em empresas sólidas pagando barato. Em 2014, 6 anos depois, ele lucrou cerca de $10 bilhões com esta jogada.

Ninguém melhor do que o próprio Warren Buffett para explicar sobre a crise de 2008:


Um outro grande diferencial de Buffett é o fato de sempre se manter dedicado à sua estratégia. A paciência dele vence a inquietação dos investidores mais jovens e menos experientes. O investidor bilionário não vê sentido se distrair com lucros pequenos em day trade, quando pode obter lucros imensos no longo prazo.

Entre as empresas queridinhas de Buffett está a Coca-Cola. A empresa dele, Berkshire Hathaway, possui cerca de 400 milhões de papéis que correspondem a cerca de 9% do capital total da companhia. E ele realmente gosta do produto. Apesar dos seus 88 anos, Buffett já afirmou diversas vezes que bebe cerca de 5 latas do refrigerante por dia.

Estilo de vida

Apesar de sua grande fortuna, Buffett também chama muita atenção por seu estilo de vida moderado. Vive na mesma cidade de Omaha, onde nasceu, e cultiva hábitos simples que qualquer americano de classe média poderia ter.

A reportagem abaixo do canal americano CBS ilustra bem o modo como Buffett vive. Talvez este seu estilo de vida sóbrio e pés no chão seja a grande vantagem do Oráculo de Omaha com relação aos outros investidores do mercado financeiro.


A paciência de Buffett e sua mentalidade de sempre buscar bons negócios lhe rendeu bons frutos ao longo dos anos. Como o investidor disse na reportagem acima, sua primeira compra de ações foi aos 11 anos. Que tal observar como o patrimônio de Buffett evoluiu ao longo de sua vida?

Erros e acertos

Para conseguir o título de maior investidor do mundo e ser conhecido como “Oráculo de Omaha”, Buffett precisou acertar bastante em seus investimentos. Uma série de bons negócios lhe trouxe um reconhecimento internacional.

Por outro lado, não significa também que Buffett nunca tinha errado. Ele mesmo já admitiu que cometeu um erro que lhe impediu de ganhar 200 Bilhões de dólares. Quer entender que erro foi este? Veja o vídeo em que Thiago Nigro, do canal “O primo rico”, explica um pouco sobre o acontecimento.


Gostou de saber um pouco mais sobre a história do grande investidor Warren Buffett? Conhece alguém que pode se interessar também? Então compartilha! Não esquece de seguir as redes sociais do Cointimes para ficar por dentro dos novos materiais que postamos por aqui – FacebookInstagram e Twitter.

Rafael Lemos
Rafael Lemos

Estudante de Economia, com grande interesse por finanças. Dedico boa parte do meu tempo a projetos relacionados à Criptoeconomia. Atualmente trabalho na Foxbit, na produção de conteúdo.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.