O veterano de fundos de hedge bilionário e, por muito tempo, cético em relação ao Bitcoin, Ray Dalio, está supostamente mudando sua posição sobre o BTC, pois agora acredita que a criptomoeda deve fazer parte de um portfólio diversificado.

Participando da conferência Texas A&M Bitcoin, Dalio diz que em um mundo ameaçado pela desvalorização da moeda, os investidores devem se esforçar para alocar seu capital em uma ampla gama de ativos.

“Você precisa de um portfólio diversificado. Se você detém um ativo, fica superexposto, mesmo que seja apenas Bitcoin que você detém.”

De acordo com o veículo de mídia focados em commodities Kitco, Dalio sugere adicionar Bitcoin ao construir uma carteira de investimentos bem diversificada. Dalio leva sua recomendação um passo adiante, argumentando que os investidores deveriam alocar 20% de seu portfólio para a criptomoeda líder.

A mudança abrupta de postura de Dalio ocorre apenas algumas semanas após o aviso de que os governos podem visar o BTC, pois ele continua a ter sucesso como reserva de valor.

“Cada país valoriza seu monopólio de controle da oferta e da demanda. Eles não querem que outras quantias estejam operando ou competindo, porque as coisas podem ficar fora de controle. Portanto, acho que seria muito provável que, sob um determinado conjunto de circunstâncias, você o tornasse ilegal da mesma forma que o ouro foi banido.”

Dalio também observou que é possível para o governo dos Estados Unidos impor impostos “chocantes” sobre o Bitcoin e o ouro em um esforço para desviar o capital dos ativos de reserva de valor.

“Se a história e a lógica devem servir de guia, os formuladores de políticas que estão com pouco dinheiro aumentarão os impostos e não gostarão desses movimentos de capital de ativos de dívidas para outros depósitos de ativos de riqueza e outros domínios fiscais, então eles poderiam muito bem impor proibições contra movimentos de capital para outros ativos (por exemplo, ouro, Bitcoin, etc.) e outros locais. Essas mudanças fiscais podem ser mais chocantes do que o esperado.”

No entanto, segundo o Kitco News, Dalio também comentou que somente 2% dos investidores de Bitcoin detém 90% de todos os bitcoins. Isso significaria uma imensa concentração de moedas e um gigante risco. Porém, a afirmação confunde endereços com investidores individuais, enquanto que grandes corretoras seguram saldos de diversos investidores, além de existirem grandes endereços de carteiras perdidas, o que diminui ainda mais a concentração de moedas na rede.

Veja também: Fundo de US$ 100 bilhões de Ray Dalio considera investimento em bitcoin

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br