Segundo reunião na Câmara dos Deputados ontem (27), o Banco Central do Brasil tem como uma das principais diretrizes para o Real Digital o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Fábio Araújo da Secretaria Executiva do BC, afirmou que há diversas aplicações que o novo dinheiro totalmente digital do Brasil conseguirá suportar como:

  • Internet das Coisas (IoT)
  • Contratos inteligentes
  • DInheiro programável

E até mesmo pagamentos ‘online’ e “eventualmente ‘offline’”. Araújo deixou claro que o novo sistema não cortará intermediários, ou seja, o dinheiro será emitido pelo BC, mas as custódia e distribuição será feita pelo sistema de pagamentos tradicional. 

A desintermediação é a um grande receio para os bancos tradicionais, pois uma vez que o BC tenha o controle de cada transação, moeda e conta de pagamento, é muito simples se livrar dos bancos e se tornar o único ente no mercado financeiro. 

O FIM DO REAL BANNER

É por esse motivo que muitos bancos ao redor do mundo estão comprando pedaços em empresas de desenvolvimento em criptomoedas, como explicado na matéria “O Bitcoin salvará os bancos – Entenda como

“As pessoas pensam que os bancos odeiam o Bitcoin; Não, eles odeiam quando uma forma de dinheiro ou ativo financeiro escapa de sua capacidade de rehipotecá-lo e/ou cobrar comissões para negociá-lo. Também é provável que não seja a ameaça existencial aos bancos que algumas pessoas acreditam que é. O evento de nível de extinção para bancos comerciais não é Bitcoin ou qualquer outro ativo digital privado, é o seu governo doméstico permitindo que a população mantenha contas diretamente com o Banco Central” – Arthur Hayes, CEO da Bitmex.

O real digital também será extremamente rastreável, para cumprir com as diretrizes internacionais contra a lavagem de dinheiro. Apesar de cumprir com as leis da LGPD.

Em nenhum momento foi dito que a extensão da moeda brasileira será de código aberto e auditável pela população, trazendo riscos em relação à transparência do sistema, assim como acontece atualmente com as urnas eletrônicas. 

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.