Hoje venho trazer uma recomendação de leitura muito pertinente ao momento do mercado brasileiro de criptomoedas, o livro Investigating Cryptocurrencies de Nick Furneaux, expert em segurança digital e análise forense.

A obra de 287 páginas, publicada pela editora Wyle é um must have para quem quer fazer qualquer investigação envolvendo bitcoin ou criptomoedas.

Investigating Cryptocurrencies começa dando uma breve explicação sobre as origens do dinheiro e como as empresas e laboratórios de investigação em blockchain estão se multiplicando pelo mundo.

Depois de introduzir o leitor ao mercado de criptomoedas, Nick consegue de maneira didática explicar os fundamentos do Bitcoin. Ele explana conceitos como hash, merkel tree, composição de blocos, curvas elípticas e todos os fundamentos necessários para um investigador.

Apesar do alto nível de tecnicidade, o livro não é chato. O autor conseguiu balancear as explicações com exemplos práticos, tornando um tema pesado em algo mais lúdico e leve.

Com o passar dos capítulos é ensinado como extrair e entender dados do blockchain, tudo isso na mão, vendo o código e entendendo como ele foi construído e como ler cada linha. Até um pouco de python é ensinado para facilitar e automatizar algumas tarefas.

Também são apresentadas ferramentas para análise de tráfego, coleta de dados, clusterização e visualização de transações. As ferramentas são muitas, mas elas não são o foco do livro, que prefere te ensina a pescar ao invés de te dar o peixe.

Por fim, esse foi um dos melhores livros que li sobre o tema Bitcoin e Blockchain. Ele é uma boa fonte de conhecimento para quem trabalha na área de compliance, investigação jornalística, análise de dados e até mesmo para quem está começando no mercado de criptomoedas e quer entender bem os fundamentos do Bitcoin.