Breaking News  
Resenha – Pense Simples: Ágil e Inovador Cultura

Resenha – Pense Simples: Ágil e Inovador

Isac Honorato
Isac Honorato

Você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador. É com esse subtítulo que o livro entrega logo de cara do porque ele foi escrito.

Na semana passada terminei a leitura do primeiro livro do Gustavo Caetano que se tornou um dos meus favoritos na área de empreendedorismo.

Quem é Warren Buffett? – Grandes empresários #1

Espera, mas quem é Gustavo Caetano?

Gustavo Caetano é o um empreendedor, CEO e Fundador da Samba Tech e como no próprio livro descreve, é um dos brasileiros mais influentes da internet segundo o LinkedIn. Estudou inovação no MIT, Stanford e na Singularity University.

Quer conhecer melhor esse cara? No vídeo abaixo tem um bate papo dele como a Oficina Reserva:

Ele se tornou referencia em criatividade e inovação e já falou sobre o tema para Algar, Oracle, IBM, Microsoft, TV Globo, Fiat e muitas outras, além de eventos com o SXSW.

E a Sambatech?

A Sambatech é líder em gestão e distribuição de vídeos online na América Latina, como o próprio Gustavo disse: Se não está no Youtube ou no Vimeo, está na Samba.

Ela hoje oferece tecnologia para gerenciamento, distribuição, monetização e mensuração do consumo de vídeos para soluções para TV na internet, Ensino EAD, Treinamentos corporativos e transmissões ao vivo.

Hoje a Samba gerencia 2 bilhões de requisições por mês e suporta mais de 500 milhões de visualizações de vídeo mensalmente.

O livro Pense Simples

Agora que você já sabe quem é o Gustavo Caetano e a Sambatech, vamos entender o que fez desse livro um dos mais vendidos do Brasil.

As empresas inovadoras são as que criam mercados que não existem - Pense simples: Agil e Inovador
Pense simples – Gustavo Borges

Pra quem está buscando entender melhor a realidade sobre empreendedorismo e inovação, esse livro é um prato cheio.

A sensação que eu tive quando comecei a ler esse livro foi de que ele realmente se importa com os seus clientes e que inovar é uma só um dos seus deveres com essas pessoas.

O Gustavo começou cedo, ele abre o livro falando de quando ele ainda estava na faculdade e como identificou uma demanda no mercado e foi atrás dela. Ele realmente estava focado em resolver o problema de um determinado público.

O autor conta a história da fundação da Samba Tech e dá conselhos aos empreendedores sobre como lidar com mudanças, capacidade de adaptação e flexibilidade. O empreendedor deve possuir estas características e estar sempre atento às mudanças.

Adicionando estudos de casos de diversas empresas e startups ao redor do mundo e mostrando como ideias simples alavancaram grandes negócios, o livro é uma coleção de testemunhos e experiência que ele passou na sua vida empreendedora.

“Não tem problema ser pequeno. Hoje, os pequenos estão incomodando – e muito – os gigantes.”

Os 10 CEO’s para ficar de olho ao redor do mundo

Algo muito importante para ter uma inovação ativa, de acordo com Gustavo, é ter a liberdade de errar e aprender com os erros, ou seja, experimentar. Porém, esse processo de experimentação deve ser rápido e a baixo custo. Detalhe importante é que a sua equipe deve ter autonomia para experimentar também, não só você.

Sentença

Pense simples é um livro curto, incrível e peça chave para qualquer pessoa que esteja buscando empreender.

Caetano termina o livro recomendando ao empreendedor que comece. E que comece agora. A inovação não espera. Faça, faça agora.

Isac Honorato
Isac Honorato

Editor e roterista do Conexão Satoshi e dos programas do Cointimes, eu fui responsável pela co-criação do Foxbit Educação, por todo o projeto de layout do Cointimes e do novo site da Foxbit. Sou nerd, designer, filmaker e especialista em marketing de conteúdo na Foxbit.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.