O mercado de criptomoedas começa agitado na manhã de hoje (30) com dados e updates importantes para vários ativos.
Preço do Bitcoin perto de grandes mudanças
O preço do bitcoin hoje vê uma leve alta de 0,21% na faixa dos US$27.900 ou R$140 mil.
O mercado de Bitcoin pode estar à beira de um período de volatilidade, após uma extensa calmaria na atividade de negociação, de acordo com o relatório semanal on-chain da Glassnode.
A análise indica que uma grande movimentação para o BTC é provável após um período de baixo volume e volatilidade.
Menos de 20% da atividade histórica do mercado apresentou volatilidade tão baixa, levando a previsões de volatilidade elevada no horizonte de curto prazo.
Altcoins: IOTA, indicação de alta na XRP e mais
A plataforma de análise Santiment observou um aumento na atividade na rede da XRP. Se o padrão histórico que aconteceu em março for seguido, a XRP pode estar próxima de uma forte alta.
O XRP sobe 4% hoje com notícias de que a resolução do processo Ripple contra SEC pode se resolver em questão de semanas.
Outro criptoativo que ganha destaque nos mercados é a IOTA (MIOTA), com alta de 6% após lançamento da atualização “Shimmer EVM”. O update promete a execução de aplicativos descentralizados sem taxa e de forma escalável.
Real e o mercado legacy
Já nas finanças tradicionais, o Cointelegraph revelou que Lula pode assinar o decreto “Anti-Bitcoin”, que regula o mercado de criptomoedas no Brasil.
O decreto dará super poderes para um órgão estatal decidir quem poderá competir, podendo criar barreiras de entrada e outros impedimentos à inovação e livre competição.
Segundo a notícia, Lula assinará o decreto em evento da ABCripto (uma associação do mercado de criptomoedas). Isso pode indicar como o mercado de empresas de criptomoedas concorda com o atual governo e suas políticas estatistas.