Ripple, CoinShares e ConsenSys aderiram ao Crypto Climate Accord, uma iniciativa projetada para fazer com que a indústria de criptomoedas funcione inteiramente com energia renovável até 2025.

A iniciativa, liderada pela Energy Web e pela Alliance for Innovative Regulation (AIR), é inspirada no Acordo Climático de Paris, de acordo com um anúncio divulgado nesta quinta-feira. O acordo tem como objetivo atingir emissões de carbono zero para toda a indústria.

Meltem Demirors, diretor de estratégia da CoinShares, disse: “É vital corrigirmos as informações incorretas que persistem sobre o uso e as fontes de energia do Bitcoin”.

O Crypto Climate Accord buscará desenvolver um padrão de contabilidade de código aberto para medir as emissões a serem adotadas por participantes do setor.

Uma pesquisa anterior da CoinShares em 2019 concluiu que cerca de 74,1% da rede Bitcoin é alimentada por energia renovável, em grande parte graças à alta prevalência de energia hidrelétrica em regiões como o sudoeste da China.

Segundo a mineradora americana Great American Mining (GAM), empresa que realiza a mineração completamente ecológica com Bitcoin, com o excedente da produção de petróleo e gás, se todo o gás encalhado nos EUA fosse usado para mineração, seriam gerados aproximadamente 7,4 GW (gigawatts), o que por sua vez representa cerca de 50-70% da total potência convertida pela rede Bitcoin atualmente.

Acredito que o futuro da mineração de Bitcoin precisará ser ambientalmente consciente, buscando fontes de energia perdidas e reaproveitando resíduos e gases emitidos para proteger produtivamente o blockchain do Bitcoin, e que tanto os investidores quanto a comunidade de mineração do Bitcoin darão valor às empresas que buscam esse tipo de atividade com visão de futuro, disse o presidente da Fortress, empresa investidora na GAM.

Leia mais: Empresa de óleo e gás faz parceria para mineração verde de Bitcoin

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br