Em meados de setembro, David Schwartz, um dos arquitetos originais do XRP Ledger (XRPL) e Diretor de Tecnologia (CTO) da Ripple, havia apresentado seu conceito de uma sidechain compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Sua ideia era permitir a execução de contratos inteligentes em Ethereum no XRP Ledger, e assim diminuir as barreiras de entrada para os desenvolvedores.
Hoje, o ecossistema XRPL está um passo mais próximo de alcançar este objetivo. Como relatado por Mayukha Vadari, da RippleX Developers, a Peersyst implementou e publicou a primeira fase da sidechain no devnet do XRPL.
📢Thrilled to announce the launch of the first #XRPL #Sidechain compatible with #EVM!🔗
— Peersyst Technology (@Peersyst) October 17, 2022
This #Devnet version with its #Explorer and #Bridge is the first step to open a world of gigantic possibilities to all developers and businesses that put their trust in @Ripple @RippleXDev 🔐 pic.twitter.com/9BumdUbBp7
Isto permite que os desenvolvedores usem a linguagem de programação amplamente utilizada no Ethereum, Solidity, e a tragam para o XRPL.
Como Vadari argumenta, há inúmeros benefícios que vêm da ponte entre a EVM e o XRP Ledger:
“Muitos desenvolvedores cripto hoje escolhem construir sobre chains compatíveis com Ethereum ou EVM devido à popularidade da Solidez para programação de contratos inteligentes, além de um ecossistema robusto de ferramentas para desenvolvedores e dApps (aplicações descentralizadas) disponíveis.
Por outro lado, o XRPL atrai os desenvolvedores devido a sua velocidade, baixo custo, sustentabilidade e outras características.”
MetaMask, Remix e Truffle no XRPL
O anúncio de hoje marca a conclusão da primeira fase do projeto, tornando a sidechain disponível para testes no devnet do XRPL. A segunda fase do projeto está programada para ser lançada já no início de 2023, e deve incluir uma sidechain não-permissionada e uma ponte adequada para maior escala de testes. O objetivo é testar a escalabilidade em um ambiente controlado.
A terceira e última fase ainda não tem data de lançamento mas, para que ela ocorra, a implementação já deverá ter sido feita na rede principal do XRPL.
Em todas as três fases, a sidechain terá blocos comparáveis aos da rede principal do XRPL e suportará contratos e apps inteligentes em Ethereum, como Metamask, Remix e Truffle.
Isto significa que os desenvolvedores podem testar a sidechain conectando-se ao devnet através da carteira XUMM, nativa do XRPL, ou usando a carteira MetaMask, por exemplo, que é baseada no Ethereum.
Como Vadari também apontou, Peersyst e Ripple optaram por não tornar a tecnologia layer-1 do XRPL compatível com a Ethereum Virtual Machine por conta do risco envolvido, já que a eficiência e escalabilidade do XRPL, bem como sua segurança, poderiam ser comprometidas.
Por conta disso, os desenvolvedores optaram por desenvolver uma tecnologia de layer-2, a sidechain, que será conectada ao XRPL.
Vadari concluiu que, com os contratos inteligentes em Ethereum, “os desenvolvedores do XRPL terão a flexibilidade para construir a próxima geração de apps impulsionados pela blockchain.”
Em comparação com as outras principais altcoins, o XRP está sendo negociado abaixo das expectativas desde a última semana, a cerca de US $0,48. Uma tendência de alta sustentável no gráfico diário pode não acontecer até que o XRP consiga ultrapassar a alta recente de $0,5583.

Leia também: