Cointimes

Ripple lança fase de teste para contratos inteligentes no XRPL baseados em Ethereum

Moeda Ripple de verde

Em meados de setembro, David Schwartz, um dos arquitetos originais do XRP Ledger (XRPL) e Diretor de Tecnologia (CTO) da Ripple, havia apresentado seu conceito de uma sidechain compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Sua ideia era permitir a execução de contratos inteligentes em Ethereum no XRP Ledger, e assim diminuir as barreiras de entrada para os desenvolvedores.

Hoje, o ecossistema XRPL está um passo mais próximo de alcançar este objetivo. Como relatado por Mayukha Vadari, da RippleX Developers, a Peersyst implementou e publicou a primeira fase da sidechain no devnet do XRPL. 

Isto permite que os desenvolvedores usem a linguagem de programação amplamente utilizada no Ethereum, Solidity, e a tragam para o XRPL.

Como Vadari argumenta, há inúmeros benefícios que vêm da ponte entre a EVM e o XRP Ledger:

“Muitos desenvolvedores cripto hoje escolhem construir sobre chains compatíveis com Ethereum ou EVM devido à popularidade da Solidez para programação de contratos inteligentes, além de um ecossistema robusto de ferramentas para desenvolvedores e dApps (aplicações descentralizadas) disponíveis. 

Por outro lado, o XRPL atrai os desenvolvedores devido a sua velocidade, baixo custo, sustentabilidade e outras características.”

MetaMask, Remix e Truffle no XRPL

O anúncio de hoje marca a conclusão da primeira fase do projeto, tornando a sidechain disponível para testes no devnet do XRPL. A segunda fase do projeto está programada para ser lançada já no início de 2023, e deve incluir uma sidechain não-permissionada e uma ponte adequada para maior escala de testes. O objetivo é testar a escalabilidade em um ambiente controlado.

A terceira e última fase ainda não tem data de lançamento mas, para que ela ocorra, a implementação já deverá ter sido feita na rede principal do XRPL.

Em todas as três fases, a sidechain terá blocos comparáveis aos da rede principal do XRPL e suportará contratos e apps inteligentes em Ethereum, como Metamask, Remix e Truffle.

Isto significa que os desenvolvedores podem testar a sidechain conectando-se ao devnet através da carteira XUMM, nativa do XRPL, ou usando a carteira MetaMask, por exemplo, que é baseada no Ethereum.

Como Vadari também apontou, Peersyst e Ripple optaram por não tornar a tecnologia layer-1 do XRPL compatível com a Ethereum Virtual Machine por conta do risco envolvido, já que a eficiência e escalabilidade do XRPL, bem como sua segurança, poderiam ser comprometidas.

Por conta disso, os desenvolvedores optaram por desenvolver uma tecnologia de layer-2, a sidechain, que será conectada ao XRPL. 

Vadari concluiu que, com os contratos inteligentes em Ethereum, “os desenvolvedores do XRPL terão a flexibilidade para construir a próxima geração de apps impulsionados pela blockchain.”

Em comparação com as outras principais altcoins, o XRP está sendo negociado abaixo das expectativas desde a última semana, a cerca de US $0,48. Uma tendência de alta sustentável no gráfico diário pode não acontecer até que o XRP consiga ultrapassar a alta recente de $0,5583. 

Gráfico da Ripple XRP
Movimento de queda no preço do XRP. Fonte: Tradingview

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading