Para os investidores que procuram navegar pelos mercados financeiros agitados, o fato de que a queda das ações em todos os índices têm ocorrido em conjunto, seguidas pelos títulos, pode ser um sinal preocupante, indicando mais dores por vir.
Além disso, os investidores parecem estar concentrados nas notícias macroeconômicas, que é uma das principais razões pelas quais a maioria das ações está se movendo em uníssono, seguida pela alta do dólar norte-americano, que está pressionando o ouro e os lucros das empresas de capital aberto.
Enquanto isso, o cofundador do 21stParadigm.com, Dylan LeClair, compartilhou um gráfico que mostrou que os retornos dos títulos norte-americanos em 2022 estão no mesmo grupo da ordem executiva ‘6102’ de 1933, bem como do Nixon Shock de 1971, quando o declínio das ações e títulos forçou o governo dos EUA a perder sua indexação ao ouro nos 24 meses seguintes.
The last time the U.S. markets faced a drawdown of this magnitude, the U.S. Government defaulted upon its gold peg within the next 24 months.
— Dylan LeClair 🟠 (@DylanLeClair_) October 14, 2022
1933 – Executive order 6102
1971 – Nixon Shock pic.twitter.com/h9ZiHJVHiG
Conceito básico de investimento
Possuir tanto ações quanto títulos pode ser considerado um dos conceitos básicos de investimento, também conhecido como carteira 60/40, sendo ela 60% composta por ações, maior risco e retorno, e 40% por títulos, que lentamente se desdobram em uma taxa de retorno previsível.
Uma vez que as ações caem, os títulos sobem, e assim protegem a carteira 60/40, Mas não em 2022, ano no qual tudo está caindo.
Atualmente, a carteira 60/40 está indo muito mal, atingindo seu pior período em 100 anos, e de acordo com Sven Henrich, do site northmantrader.com, “pior até mesmo que em 1929.”
Worst 60/40 portfolio performance YTD in 100 years per BofA.
— Sven Henrich (@NorthmanTrader) October 14, 2022
Yes, so far worse than even 1929. 2.5 months left in '22. pic.twitter.com/wlQJSmZroi
Inverta o jogo na queda das ações
Por conta disso, o diretor de investimentos da BlackRock (NYSE: BLK), Rick Rieder, alegou que inverter a carteira clássica 60/40 faria sentido neste ambiente:
“Acho que, a curto prazo, 40/60 faz mais sentido, se você puder obter rendimentos nestes níveis. Acho que, por enquanto, a renda fixa faz muito sentido.”
Os mercados estão se preparando para outro grande aumento das taxas do banco central dos EUA (Fed) durante as duas próximas reuniões, em novembro e dezembro, e é por isso que parece que não há lugar para se proteger dentro dos mercados.
Leia também: