A moeda XRP (conhecida como Ripple) é o ativo preferido dos banqueiros moderninhos ligados ao blockchain. A venda de bilhões de XRP tem afundado com o preço do ativo e criado um ambiente propício para forks.

Há algumas horas, a Ripple Foundation jogou no mercado mais 500.000 XRP. A transação aconteceu ontem e faz parte do processo normal de venda de tokens da Ripple Labs, companhia que faz a gestão da XRP.

Hodlers na miséria

A Ripple Labs embolsou cerca de US$130 milhões nessa enorme venda, por outro lado os hodlers do token estão vendo seu valor declinar.

No top 10 das criptomoedas a XRP é a única apresentando declínio de valor durante o ano de 2019, segundo dados da Coincheckup, o preço caiu 23%.

preço Ripple XRP

Fork da Ripple – Outra moeda chegando?

Vendo a constante venda de XRP e o declínio no preço, alguns usuários estão ameaçando um fork desde a semana passada, inclusive fizeram um um abaixo assinado na change.org.

A divisão geraria duas moedas diferentes, uma dirigida pela comunidade e outra pela Ripple Labs.

Apesar disso a Ripple Labs parece pouco se importar com os hodlers de XRP, alegando que as vendas já estavam agendadas e que o preço não importa. De fato, os hodlers não são os clientes da companhia, que tenta vender seus produtos aos bancos e a governos.

Um fork da XRP provavelmente não levaria a bons resultados tanto para os hodlers, quanto para a Ripple Labs.

O XRP só faz sentido se utilizado em conjunto com os produtos da companhia, do contrário é só um mais um projeto parecido com o Stellar, mas sem recursos financeiros. Essa é a dura verdade que os hodlers de XRP terão que enfrentar ao tentarem um fork.

Vamos ver até onde vai chegar o embate entre a comunidade e a Ripple Labs.