Uma barragem da Vale rompeu na região de Brumadinho, MG, próxima a Belo Horizonte, capital mineira. O rompimento ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (25/01). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
O Corpo de Bombeiros trabalha na busca e resgate de feridos, mas disse ainda não ter confirmação sobre mortes no local. As imagens, no entanto, mostram a região tomada por um mar de lama, apenas pouco mais de três anos após a tragédia ambiental de Mariana.
A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse a empresa em nota.
A tragédia ambiental de Brumadinho fez as ações da Vale despencarem na Bolsa de Nova York nesta sexta-feira, que chegaram a cair 11%. Agora resta ver como essa queda vai se dar na Bovespa, que só retorna as negociações na próxima segunda.

O vídeo obtido pela jornalista Heloísa Mendoça, do El País, mostra o estrago do rompimento da barragem.
Vídeo que circula nas redes mostra estrago do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de BH. Bombeiros trabalham no local pic.twitter.com/GfoKQTViBd
— Heloísa Mendonça (@helomendonca) January 25, 2019
Moradores de Brumadinho foram orientados a evitar o Rio Paraopeba. A administração do Museu do Inhotim esvaziou o parque por uma questão de segurança.
O rompimento ocorre três anos após a tragédia de Mariana, que causou a morte de 19 pessoas e um tsunami de Lama no Rio Doce, que até hoje sofre com os reflexos do desastre.
Via: El País.
Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: Facebook, Twitter, Instagram e Telegram