Cointimes

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, foi preso nas Bahamas

sam bankman-fried preso

Sam Bankman-Fried foi preso como o primeiro movimento concreto dos reguladores para responsabilizar indivíduos pela implosão multibilionária da FTX no mês passado.

Sam Bankman-Fried, ex-CEO e fundador da FTX, foi preso pelas autoridades das Bahamas na noite de segunda-feira (12 de dezembro) depois que o procurador estadunidense para o Distrito Sul de Nova York compartilhou uma acusação selada com o governo bahamiano, preparando o cenário para a extradição e o julgamento de SBF nos EUA.

Antes de sua prisão ser anunciada, esperava-se que Bankman-Fried testemunhasse virtualmente perante o Comitê de Serviços Financeiros nesta terça-feira (13), mas seus advogados alegaram que ele não compareceria. 

As acusações contra Bankman-Fried incluem fraude bancária, conspiração para fraude bancária, fraude de títulos, conspiração para fraude de títulos, e lavagem de dinheiro.

Enquanto isso, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) apresentou hoje uma queixa civil contra Bankman-Fried, alegando que ele engajou em um “esquema para defraudar os investidores da FTX.”

O documento diz que Bankman-Fried levantou mais de US $1,8 bilhões dos investidores e que “sem o conhecimento desses investidores, estava orquestrando uma fraude durante anos, desviando bilhões de dólares dos fundos dos clientes da plataforma para seu benefício pessoal e para aumentar seu império cripto.”

O procurador geral das Bahamas, Ryan Pinder, disse que os Estados Unidos estavam “propensos a solicitar sua extradição.” A Força Policial Real das Bahamas confirmou a prisão de SBF e disse que ele apareceria no tribunal magistrado em Nassau na terça-feira.

“As Bahamas e os Estados Unidos têm um interesse comum em responsabilizar todos os indivíduos associados à FTX que possam ter traído a confiança do público e infringido a lei. Enquanto os Estados Unidos investigam acusações criminais contra SBF individualmente, as Bahamas continuarão suas próprias investigações regulamentares e criminais sobre o colapso da FTX, com a cooperação contínua de seus parceiros de aplicação da lei e de regulamentação nos Estados Unidos e em outros lugares,” disse o primeiro ministro bahamiano, Philip Davis.

A prisão de Bankman-Fried pelas autoridades das Bahamas, bem como sua extradição, sugerem que a cooperação entre as Bahamas e os Estados Unidos continuará a evoluir ao longo do processo de falência.

Especialistas legais sugerem que, se o governo federal confirmar as acusações de fraude bancária ou de títulos, Bankman-Fried poderá passar o resto da vida na prisão sem a possibilidade de regime semiaberto ou prisão domiciliar. Uma punição tão severa parece incomum, mas o mestre do esquema Ponzi, Bernie Madoff, foi condenado a 150 anos de prisão, uma sentença efetiva de prisão perpétua. 

O colapso da FTX, além de ter causado danos financeiros para muitos clientes, já desencadeou o fim da BlockFi Lending e gerou consequências negativas para todo o espaço cripto.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading