Quando pensamos em Bitcoin logo vem à mente a ideia de uma moeda digital, mas e se o Bitcoin não for só isso? E se tivermos algumas funções pouco conhecidas?

Neste post vou falar sobre algumas funções “secretas” que o Bitcoin pode desempenhar, além dos usos comuns.

Vamos explorar o mundo secreto das criptomoedas.

Moedas coloridas

Já imaginou se você pudesse utilizar notas de reais com um  carimbo exclusivo para criar sua própria moeda?

De uma primeira vista isso pode parecer um pouco inútil, mas se levarmos esse conceito para o Bitcoin as coisas mudam completamente.

Imaginemos que você possa carimbar a menor unidade de bitcoin e usá-la para o que você quiser, várias aplicações são possíveis com essa técnica.

Empresas de diamante podem rastreá-los usando esses bitcoins carimbados, há inclusive empresas utilizando essa técnica para lastrear dólar em pequenas unidades de Bitcoin!

Todo esse processo é chamado de colored coins, ou moedas coloridas. Dá uma olhada no vídeo(em inglês):

O cartório mais legal do mundo

Quem mora no Brasil sabe como é chato ir nos cartórios, geralmente são lugares com filas enormes, com grandes quantidades de papéis e burocracias.

E se fosse possível criar um cartório sem a parte da burocracia, filas e papéis? Seria o cartório mais legal do mundo, certo? Pois bem, o Bitcoin também te dá a possibilidade de usá-lo como cartório digital.

E você pode fazer isso agora mesmo, sem ser um expert em bitcoins, acessando o site da OriginalMy.

O porquinho inteligente

segredos do bitcoin

Sabe aquele porquinho no qual você guardava ou guarda suas moedas ou economias? Não seria legal se ele fosse programável para ser sacado em determinado momento?

Principalmente as pessoas que, como eu, têm dificuldade de guardar dinheiro vão se identificar com essa necessidade de um porquinho que quebre só depois de algum tempo.

Pois bem, a era do dinheiro programável chegou e com Bitcoin você ganhou o porquinho perfeito.

É possível criar contratos inteligentes na blockchain, estes contratos podem estipular uma data para a liberação dos valores.

Fora que um porquinho que parece ganhar valor ano após ano.

Sistema de registro de domínios

Já do começo da história do bitcoin, seu criador Satoshi Nakamoto, se preocupava com o tamanho do blockchain e quanto espaço ele iria ocupar no computador dos que ajudavam a rede.

Por isso, quando alguns membros do fórum BitcoinTalk sugeriram um sistema de nomes descentralizando (por exemplo, cointimes.bit), o sábio Satoshi deu a ideia de usar uma outra corrente de blocos. Assim nasceu o Namecoin, que pode ser minerado em conjunto com o Bitcoin e serve como DNS (Domain Name System).

Essas foram só algumas das dezenas de funções que o Bitcoin pode desempenhar, legal né? Se gostou do post, compartilha com a galera e dá aquelas moedinhas de avaliação. 🙂