Cointimes

Servidores dedicados da Hetzner podem parar de atender criptomoedas

Servidor Dedicado da Hetzner

Um dos maiores provedores de hospedagem de servidores dedicados (Hetzner), muito popular entre nodes de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, pode encerrar todas as atividades relacionadas com cripto por decisão arbitrária.

Servidores dedicados da Hetzner e criptomoedas

Uma das maiores provedoras de serviço de hospedagem de servidores dedicados do mundo, a Hetzner, está se envolvendo em uma polêmica com os entusiastas e donos de nodes de criptomoedas com uma nova informação que chegou a conhecimento do público, inicialmente, 24 dias atrás, sem muita repercussão, mas agora começa a evoluir em possíveis consequências e conhecimento do público.

De acordo com os Termos de Serviço da Hetzner, para o uso dos servidores dedicados (dedicated servers), é proibida a hospedagem com o objetivo de realizar mineração de criptomoedas – o que já é uma informação conhecida e de fácil acesso para qualquer um que queira se tornar cliente da empresa.

Acordo de serviço para servidor dedicado Hetzner proíbe operar aplicações que são utilizadas para minerar criptomonedas.
“Proibido: Operar aplicações que são usadas para minerar criptomoedas” Fonte: Hetzner – Dedicated Server ToS

No entanto, no dia 23 de agosto de 2022, o perfil oficial da Hetzner, em seu próprio reddit, respondeu à dúvida de um usuário que perguntou se poderia usar o serviço para rodar um node blockchain em servidor dedicado. A resposta foi a seguinte:

Nova mensagem da Hetzner muda as proibições e abrange uma série de outras atividade também proibidas nos servidores dedicados hospedados na empresa para qualquer coisa relacionada com criptomoedas.
Fonte: r/hetzner

“Não é permitido o uso de nossos produtos para qualquer aplicação relacionada à mineração, mesmo remotamente. Isso inclui o Ethereum. Inclui proof-of-stake e proof-of-work e aplicativos relacionados. Inclui negociação (trading). Isso vale para todos os nossos produtos, exceto colocation. Mesmo se você executar apenas um nó, consideramos uma violação de nossos ToS”.

Essa nova posição da Hetzner sobre seus servidores dedicados gerou indignação da comunidade cripto, já que existe uma grande diferença entre rodar um node, do que fazer mineração.

Nesta manhã, a conhecida conta Seth for Privacy, compartilhou o print de um e-mail, supostamente enviado pela equipe da Hetzner, confirmando a informação no reddit e informando que:

“Confirmado, eles em breve tomarão medidas contra qualquer uso relacionado a criptomoedas, mesmo apenas rodando nodes.”

É recomendado que qualquer operador de nodes que utilize os serviços da Hetzner de servidores dedicados comece o quanto antes a procurar alternativas, já que a qualquer momento os servidores podem ser desligados.

A Hetzner é responsável por uma alta porcentagem de hospedagem de nodes nas mais diversas redes blockchain, com porcentagens superiores a 20% em muitos casos. Uma ação direta da empresa contra os operadores de nós que não realizarem a migração com antecedência poderia causar problemas temporários nestas redes.

O que é um servidor dedicado?

Um servidor dedicado é um tipo de servidor remoto totalmente dedicado a um indivíduo, organização ou aplicativo. Ele é implantado, hospedado e gerenciado por um provedor de serviços de hospedagem, como a Hetzner, em nuvem ou gerenciado (MSP).

Um servidor dedicado é exclusivo e não compartilhado com nenhum outro cliente, serviço ou aplicativo.

Muitos operadores de nodes escolhem rodar o software em servidores dedicados pois oferecem um bom nível de privacidade e autonomia sobre as operações em máquinas virtuais, com maior segurança e sem precisar construir uma grande infraestrutura computacional por conta própria.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading