À medida que setembro se inicia, o universo das criptomoedas está antecipando uma série de eventos cruciais que têm o potencial de influenciar significativamente o valor do Bitcoin e de outras moedas digitais.
Para ajudá-lo a navegar neste período dinâmico, elaboramos um guia abrangente para setembro, que destaca tanto as moedas recomendadas por analistas de mercado quanto os principais acontecimentos previstos.
Agenda do Setembro Cripto
Dentre as muitas coisas que podem acontecer em setembro, temos que destacar duas principais: Spot ETF e dados da inflação.
Spot ETF de Bitcoin
“A SEC provavelmente não terá escolha a não ser aprovar ETFs Bitcoin à vista após a vitória da Grayscale em seu caso contra a SEC”, de acordo com o JPMorgan. Contudo, a data para isso acontecer permanece incerta.
Provavelmente a data para a aprovação do Spot ETF de Bitcoin fique para outubro. Entretanto, uma negociação entre a SEC e Grayscale pode adiantar os acontecimentos e trazer uma grata surpresa ao mercado.
Inflação no dia 13
Enquanto os investidores aguardam uma data incerta para o Spot ETF, no dia 13/09 é certa a divulgação da CPI (Consumer Price Index) ou inflação dos EUA.
E os mercados estão em alerta para a inflação nos EUA. Se os números vierem acima do esperado, o Banco Central dos Estados Unidos (FED) pode iniciar as discussões para um aumento nos juros em 2023.
Como resultado, o preço do bitcoin pode ser impactado, visto que a taxa de juros afeta a alocação em investimentos de risco.
Para Matias Dajcz, VP da Ripio Select, a volatilidade no preço do criptoativo continuará:
“Historicamente falando, setembro não é um mês bom para o mercado cripto. Além disso, ainda existem as expectativas sobre as decisões da SEC (Securities and Exchange Commission) dos Estados Unidos quanto à aprovação dos ETFs do Bitcoin apresentados por empresas e fundos como Blackrock, Bitwise, VanEck e Fidelity. A volatilidade continuará“
Moedas para setembro
Além dos acontecimentos do mercado tradicional, alguns fatos internos do mercado cripto podem mudar consideravelmente o preço de alguns ativos.
POL, a nova MATIC
De acordo com Rocelo Lopes, o “Visconde do Bitcoin”, mudanças na Polygon cujo token atualmente se chama MATIC podem ajudar no preço.
A comunidade ensaia um upgrade do token MATIC para POL, que será usado em todas as subnets da Polygon.
” Até por conta de que eles tiveram uma queda de 80% no valor, isso gera uma tendência de voltar a recuperar esse preço. É muito interessante olhar e começar a adquirir a Polygon/MATIC ou a POL como será chamada com essa mudança e também pelas questões que estão fazendo na Zk-EVM.” – afirmou Rocelo.
Além disso, a Polygon tem anunciado diversos parceiros como um novo programa de lealdade da Lufthansa, NFTs com a Casio e melhorias em soluções técnicas.
BTC avança em várias frentes
“Bitcoin como sempre é interessante ficar olhando até por conta dessa vitória dos fundos de investimentos sob a SEC“, afirmou Rocelo. E de fato, um EFT Spot de BTC poderia injetar milhões de dólares no mercado cripto.
Em segundo lugar, no coração da comunidade do Bitcoin (BTC) são discutidas melhorias como Bitcoin Rollups, Drivechains e outras mudanças, potencialmente positivas. Nada para setembro, mas quem investe em BTC precisa ter um olhar de longo prazo.
LEO, um pedaço de um gigante
À medida que o Bitcoin avança em múltiplas frentes, a corretora Bitfinex se esforça para manter o ritmo com a criptomoeda líder do mercado.
Com iniciativas inovadoras, como projetos de mineração de criptomoedas alimentados por energia da Itaipu Binacional, a crescente influência de sua stablecoin USDT e um papel possivelmente significativo em diversos empreendimentos em El Salvador, a Bitfinex se estabeleceu como um dos atores dominantes no ecossistema das criptomoedas.
No entanto, vale ressaltar que seu criptoativo LEO ainda tem um longo caminho a percorrer para se igualar ao BNB da Binance, já que atualmente seu valor é apenas uma fração do ativo da concorrente.
“E por conta das coisas que a Bitfinex vem fazendo e tudo que está sendo construído em volta até mesmo do Tether, é importante ter um pedacinho do LEO, pois é como se você tivesse um pedacinho da Bitfinex.” – afirmou Lopes.
XAUt
Outra recomendação de Rocelo e o Tether Gold ou XAUt. O ativo digital é lastreado em ouro e pode ser negociado em diversas exchanges.
Conforme mostramos em agosto, os chineses compraram 23 toneladas de ouro, batendo recorde em reservas do metal precioso.
“É uma possibilidade ótima, pois traz uma estabilidade em momentos turbulentos”, afirmou o Visconde.