Na sexta-feira (15), a Valve anunciou o banimento de todos os games que envolvem criptomoedas e NFTs da Steam. A decisão foi recebida com uma resposta da concorrente, a Epic Games.
As regras de publicação da maior plataforma de distribuição de games do mundo foram atualizadas, a Steam colocou os jogos com criptomoedas e NFTs e relacionados a criptomoedas como proibidos.
“O que não pode ser publicado na Steam:…13. Aplicações construídas em blockchain que criam ou permitem a negociação de criptomoedas e NFTs.”
Dentro da comunidade de criptomoedas o anúncio foi recebido com surpresa e especulações de que a Valve se sente ameaçada pelos novos meios de pagamentos e distribuição de prêmios como troféus e itens de games.
Epic Games responde epicamente:
O anúncio foi visto com bons olhos pela competição, o CEO e Co-fundador da Epic Games Tim Sweeney afirmou que a plataforma “vai receber jogos que fazem uso da tecnologia de blockchain”.
Tim foi mais longe e afirmou aos seus milhares de seguidores no Twitter:
“Embora a Epic não esteja usando cripto em nossos jogos, damos boas-vindas à inovação nas áreas de tecnologia e finanças. Como tecnologia, o blockchain é apenas um banco de dados transacional distribuído com um modelo de negócio descentralizado que incentiva o investimento em hardware para expandir a capacidade do banco de dados. Isso tem utilidade se um determinado uso dele dê certo ou falhe.”

Apesar da boa recepção, TIm disse que a Epic não está trabalhando com NFTs ainda pois o setor ainda está cheio de golpes:
“Não estamos tocando NFTs como todo o campo está atualmente emaranhado com uma mistura intratável de golpes, fundações tecnológicas interessantes e descentralizadas e golpes.”
Leia também: