Os games em blockchain estão chamando a atenção de investidores comuns e também de empresas e milionários das criptomoedas. Veja onde esses grandes investidores estão alocando capital.

Exchanges atuando no mercado nacional

Por meio de fontes confiáveis, descobrimos que pelo menos 4 corretoras atuando no Brasil estão investindo em games digitais no blockchain. 

Ambas contam com times no Axie Infinity, game que ganho destaque em 2021 pela alta valorização de seus tokens e pela grande adoção da comunidade de criptomoedas. No video abaixo eu explico as vantagens e desvantagens do principal token do game, o AXS:

Fundo focado em inovação revela investimento em games usando blockchain:

O conhecido VC da área de inovação tecnológica Andreessen Horowitz (a16z) entrou recentemente em um projeto no mercado de games e blockchain com um investimento de US$4,6 milhões no projeto Yield Guild (YGG).

O YGG é um token  cujo objetivo é ser uma organização autônoma descentralizada (DAO) para investir em outros projetos de games digitais. É uma espécie de “clã de investidores”, oferecendo vários projetos que vão da própria DAO, empréstimos de contas até pools.

“O YGG combina o melhor do token não fungível (NFT) e o financiamento descentralizado (DeFi), trazendo yield farming de rendimento para economias de jogos, ao mesmo tempo em que agrega valor a esses mundos virtuais por desenvolvendo o conteúdo e a economia desses jogos.”

Investimento da DAO do YGG

Como resultado das propostas do token YGG, a DAO está investindo em alguns projetos. Dentre eles:

  • Illuvium: um RPG que usa colecionáveis via NFT para criar um game de batalhas automatizadas em um universo em que você pode minerar, lutar e capturar Illuvials – os personagens do jogo.
  • Nifty Island: é um metaverso de código aberto onde colecionáveis em NFT serão negociados e usados em um único local. Ele será um game aberto onde os jogadores poderão comprar suas próprias ilhas, cada qual terá seu valor baseado no interesse dos usuários em visitá-la e na utilidade dela.
  • Star Atlas: um MMORPG de aventura espacial com toda a economia baseada em criptomoedas no blockchain da Solana. 
  • Guild of Guardians: GoG será um RPG mobile onde os jogadores poderão competir por prêmios e itens em blockchain. 
  • Ember Sword: será um game de aventura no qual os players poderão jogar PvPs, PvEs e explorar o mundo paralelo chamado de Thanabus, composto por terrenos em NFT e itens em blockchain.
YGG alocação de recursos

Microsoft e Samsung no mesmo game?

Apesar de não ter anunciado a compra de qualquer tipo de token ou game em blockchain, a Samsung foi uma das primeiras companhias a criar softwares específicos para investidores de criptomoedas e deu apoio indireto a alguns projetos. 

Dentre eles o projeto Enjin (ENJ), que nasceu focado na criação tokens para a área de games e expandiu para NFTs desenvolvendo seu próprio blockchain. 

ENJ plataforma de games

O projeto facilita muito o desenvolvimento de itens digitais para programadores e empresas de games. Ou seja, ele gera valor e vem desenvolvendo há anos um forte ecossistema.

Em 2019, a Microsoft fez a parceria com a mesma criptomoeda para premiar criadores de conteúdo na plataforma Azure, gamificando o desenvolvimento de tutoriais.

Ubisoft e a criptomoeda para games

Não é de hoje que a Ubisoft está interessada em tokenização, bitcoin e blockchain, há pelo menos dois anos eles contam com um setor para explorar possibilidades com essas tecnologias. 

Em junho de 2019 ela foi responsável pelo lançamento de um game utilizando o blockchain da Ethereum para ajudar a Unicef. Já em novembro foi anunciada uma parceria com a criptomoeda EOS.

A empresa está apoiando uma criptomoeda chamada Xaya (CHI), um blockchain criado especificamente para a construção de games e aplicações descentralizadas. 

“Desenvolvedores que desejam construir jogos blockchain são geralmente limitados às linguagens de programação que eles já sabem e podem usar.

Usando o Xaya SDK, é possível construir jogos em quase qualquer idioma que o desenvolvedor deseja. Embora escrito principalmente em C++, é possível usar embalagens para muitas linguagens de programação.”

Extra para ficar de olho

Muitas companhias estão de olho no mercado de games, vale a pena ficar de olho em algumas delas, principalmente nas corretoras de criptoativos. 

Huobi Ventures – Lançou um fundo chamado de Gamify com capacidade de investimento de dezenas de milhões de dólares. A exchange já revelou planos de voltar para o Brasil com força total.

FTX – A corretora fundada por um graduado do MIT e um trader de ETF de Wall Street está bem envolvida com esse mercado. Recentemente eles lançaram o token ATLAS do game Star Atlas, um verdadeiro sucesso de vendas.

Binance – Os tokens de games que saem na Binance geralmente experimentam um pump (alta), por isso é importante ver o que está entrando ou saindo da maior exchange de criptoativos do globo.

Tem alguma sugestão de game que grandes empresas estão comprando, apoiando ou participando? Deixe nos comentários e não esqueça de entrar no Coingoback Games para receber oportunidades para jogos em blockchain e ganhar cashback em bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br