Os bancos suecos expressaram apreensão sobre a proposta de moeda digital e-krona do banco central e como isso poderia afetar seu setor.

No final do ano passado, o ministro dos mercados financeiros da Suécia, Per Bolund, disse que o comitê de finanças do Riksbank lançou uma revisão sobre as perspectivas de mudar o país para a moeda digital, um estudo que será concluído em novembro de 2022.

Mas os banqueiros do país dizem que isso mudaria fundamentalmente o funcionamento do sistema bancário, de acordo com um relatório da Reuters nesta terça-feira (5).

Uma preocupação expressa é que, se as pessoas retirarem seu dinheiro de contas de depósito para a e-krona, isso pode deixar os bancos sem financiamento e depender dos mercados de atacado para obter liquidez, disse o relatório.

Cointimes Awards

Masih Yazdi, CFO do banco corporativo SEB, disse que isso colocaria em risco a estabilidade financeira ao fazer os bancos assumirem mais dívidas e possivelmente se tornarem não lucrativos.

Como o banco central administraria o dinheiro que recebe é outra questão. Rickard Eriksson, consultor da Associação Sueca de Banqueiros, perguntou se o Riksbank poderia emprestar fundos aos bancos para compensar a falta de depósitos ou se apenas os manteria. 

“Não acho que o Riksbank realmente pensou sobre isso ou deu boas respostas”, disse ele à Reuters.

Yazdi acrescentou que o banco central está indo além da política monetária para áreas como privacidade. Isso porque uma coroa digital baseada em blockchain seria rastreável, ao contrário do dinheiro.

No entanto, o banco central parece determinado no projeto. Em outubro passado, o governador do Riksbank, Stefan Ingves, pediu que o governo sueco “revisse o conceito de moeda com curso legal” e preparasse uma legislação para abrir caminho para a e-krona.

Cointimes Awards

Haverá dinheiro estatal digital como moeda corrente, uma e-krona, emitida pelo Riksbank, escreveu Ingves em uma nota econômica na época.

Leia mais: “O Brasil está quebrado. Não consigo fazer nada”, diz Bolsonaro


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br