Breaking News  
Tecnologia do Bitcoin – Entenda como funciona Blockchain

Tecnologia do Bitcoin – Entenda como funciona

Como são feitas as transações de bitcoin? Entenda de uma vez por todas

Silvio Carlos
Silvio Carlos

Para facilitar o entendimento sobre o funcionamento da tecnologia por trás do bitcoin, criei o modelo de explicação abaixo usando uma sala de aula como exemplo.

O objetivo desse modelo é apresentar a dinâmica do fluxo que ocorre na Blockchain para registro de informações e como a descentralização é essencial para garantir a imutabilidade (segurança) dos dados.

Como o Facebook pode aprender com o bitcoin?

Tecnologia bitcoin na sala de aula

Imagine uma sala de aula, onde alunos e professores irão gerenciar transações financeiras fictícias. Para registrar todas as informações de uma transação (Ex: remetente, destinatário, quantidade), cada aluno recebe um fichário (desses escolares, que você pode adicionar e remover folhas). Exemplo de transação: de Silvio  para Arthur – quantidade: 50 unidades.

O trabalho dos professores é receber as transações e depois colocá-las em uma fila de espera. Já os alunos são os responsáveis por:

– Pegar as transações da fila de espera;
– Verificar se o Silvio possui o saldo de 50 unidades;
– Escrever nas linhas da folha que 50 unidades foram retiradas da conta do Silvio e adicionadas na conta do Arthur;
– Pegar o código da última folha com registro do fichário e inserir essa informação (código) na folha que ele está escrevendo.

Simultaneamente, o aluno precisa resolver um problema matemático, que é baseado nas informações que ele está inserindo na folha (código da folha anterior e transações) ao encontrar a resposta do problema matemático, um novo código é gerado e gravado nessa folha que o aluno está escrevendo.

Tecnologia bitcoin
Transações financeiras na sala de aula.

Em uma sala de aula, todos os alunos possuem uma cópia desse fichário, e existe uma competição para saber quem é o aluno mais rápido, aquele que primeiro registra as transações e resolve cada problema matemático.

Para confirmar que o aluno vencedor fez todas as tarefas acima, os professores irão validar se o resultado do problema matemático está correto. Estando tudo confirmado, esse aluno vencedor recebe alguns prêmios e sua folha é copiada e inserida no fichário de todos os outros alunos e professores.

Dessa forma, todos da sala possuem sempre a mesma cópia atualizada desse fichário e é possível garantir que nenhum aluno consiga trapacear, inserindo transações falsas ou alterando transações passadas, pois ele teria que mudar as folhas do fichário de todos os outros alunos e professores.

Blockchain e teoria dos jogos – Segurança e cooperação

Funcionamento da tecnologia blockchain
Funcionamento da tecnologia Blockchain – o que está por trás do bitcoin.

Traduzindo os termos do exemplo:

Fichário = Blockchain, fila de espera = mempool, folha = block (bloco), aluno = minerador, problema matemático = proof of work, professor= full node, prêmios= bitcoins, códigohash do bloco anterior.

Para ficar sempre bem informado com relação ao mercado de criptomoedas, não esqueça de ativar as notificações do Cointimes em seu navegador e seguir nossas redes sociais – TwitterFacebook e Instagram.

Silvio Carlos
Silvio Carlos

Engenheiro, Fotografo, Pai do Arthur e Entusiasta de Novas Tecnologias.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.