O projeto denominado RadioDoge visa criar uma rede mais acessível e permitir transações offline de Dogecoin. Para permitir a participação de pessoas sem conexão com internet, será utilizada tecnologia da Starlink de Elon Musk.

Transações Dogecoin sem internet

A comunidade e os desenvolvedores da Dogecoin parecem dedicados em criar soluções criativas, úteis e eficientes para o ecossistema DOGE. Com um destaque especial para os esforços da Dogecoin Foundation.

Recentemente foi anunciada uma nova implementação do protocolo dogecoin em uma linguagem mais acessível, chamada Libdogecoin, com library em C.

A implementação está rodando em um ambiente de testes (testnet), mas já foi possível criar endereços válidos de DOGE e realizar transações através deste novo uso do protocolo, que poderá ser utilizado para diversas outras funcionalidades mais acessíveis, caso seja bem sucedido.

Entre os diversos planos da fundação, está a integração do novo node com a tecnologia da Starlink, desenvolvida pela equipe de Elon Musk.

A RadioDoge

Infográfico da RadioDoge

Conforme infográfico divulgado pela Dogecoin Foundation, a implementação da RadioDoge para transações offline de dogecoin, se dará mais ou menos da seguinte forma:

  • Um servidor local, com implementação do node em Libdogecoin, se comunicará com os satélites da Starlink, permitindo pareamento global com o restante da rede.
  • Este servidor obrigatoriamente possui um full node e o registro completo da blockchain DOGE.
  • O servidor local deverá se conectar com um servidor comunitário através de ondas de rádio de longo alcance (LoRa) e alta frequência (HF).
  • Estes hubs comunitários, que permitem o ingresso e egresso de cidades na rede, se conectará com Shibe Stations, que parece fazer referência a endereços e carteiras de usuários privados.
  • Estes Shibe Stations, por sua vez, se conectam novamente com os hubs regionais, que retransmite as informações para os satélites da starlink e, para a “internet”.

Com este novo projeto, apenas o Hubs regionais precisam de conexão com a internet da Starlink, podendo ser posicionados em locais estratégicos para atingir a melhor conexão possível.

Os hubs comunitários – em cidades e vilas sem acesso à internet – poderão se comunicar através de ondas de rádio simples e oferecer o pareamento para os usuários que terão a possibilidade de transacionar em Dogecoin até mesmo sem conexão direta banda larga.

As criptomoedas visam solucionar diversos problemas, mas a falta da internet ainda é um bug que prejudica a acessibilidade de alguns usuários.

A implementação desta tecnologia poderia atender uma demanda crescente que ainda está tendo pouca atenção pelo mercado mainstream.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.