Cointimes

Tether ataca Bloomberg: jornalismo incompetente e sensacionalista

Tether e dólar americano

Uma nova equipe do Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando a Tether por supostas fraudes bancárias. Pelo menos é o que diz a Bloomberg, mas a emissora de stablecoins nega veementemente.

De acordo com matéria publicada nesta segunda-feira (31) na Bloomberg, promotores federais em Nova Iorque estão assumindo a investigação da empresa do setor de criptomoedas Tether. Citando “fontes próximas ao assunto”, o jornal deu a entender que a investigação, que no ano passado foi levada por promotores de Washington, mudou de departamento recentemente.

A acusação que a Tether sofre é de que a empresa teria fraudado bancos utilizados para movimentar o dinheiro da emissora de criptoativos lastreados em dólares, ouro e outras moedas.

“Em Washington, os promotores examinaram se os funcionários da Tether tinham aberto alguma conta bancária sob falsos pretextos, tais como obscurecendo que o dinheiro estava ligado ao [mercado de] criptomoedas. O governo estava considerando a chamada teoria do direito de controle, acusando os executivos de fraude se eles fizessem declarações falsas. Tal caso, no entanto, enfrentaria possíveis incertezas legais.”, escreveu o jornal.

A matéria também afirma que uma investigação separada da Procuradora-Geral de Nova York, Letitia James, descobriu que Tether e Bitfinex escondiam perdas e mentiam em declarações. “Tether e Bitfinex resolveram a questão concordando com um total de US$ 61 milhões em penalidades financeiras sem admitir ou negar a prática de atos ilícitos.”

Resposta da Tether

Para a Tether, a Bloomberg está apenas “reciclando notícias antigas que nem sequer são factuais”. Em nota enviada à imprensa, a empresa diz que a divulgação de informações falsas é a maior ameaça à indústria das criptomoedas que existe atualmente.

“A Bloomberg tem provado repetidamente estar desesperada por atenção em uma indústria que eles simplesmente não compreendem. Esta tentativa mais recente de manchar a reputação da Tether, um dos colaboradores mais significativos da indústria, é mais um exemplo deste comportamento.”

Desde o início das primeiras investigações a Tether tem colaborado com as autoridades policiais em todo o mundo, e ressalta que continua a liderar o setor em transparência, como a maior e mais ágil stablecoin do mercado. A USDT, conforme mostramos em nosso canal no Discord, está aumentando significativamente sua capitalização de mercado, que agora se encontra em US $69,420 bilhões. 

Segundo a Tether, a Bloomberg informou pela primeira vez sobre a investigação do Departamento de Justiça em novembro de 2018 e nos anos seguintes. “Na época, desde que essas histórias foram publicadas, a Tether tem, de fato, colaborado com as autoridades policiais em todo o mundo. Muitos dos eventos nos quais eles se fixaram nesta história não são apenas imprecisos, mas também são ocorrências que aconteceram com nossa empresa irmã, Bitfinex.”, disse a empresa.

“Isto representa mais um exemplo de seu jornalismo incompetente e incapacidade de separar os fatos da falsidade. É um negócio como sempre na Tether, pois continuamos a liderar o setor em transparência, como a maior e mais ágil stablecoin do mercado. O jornalismo sensacionalista e as más reportagens não impedirão que isso aconteça e quaisquer afirmações de outra forma são mentiras flagrantes.”

“A Tether tem rotineiramente um diálogo aberto com as agências de aplicação da lei, incluindo o Departamento de Justiça dos EUA, como parte de nosso compromisso com a cooperação, transparência e responsabilidade. Temos orgulho de nosso papel como líderes da indústria na promoção da cooperação entre a indústria e as autoridades governamentais nos Estados Unidos e no mundo todo. Continuamos comprometidos com nossos clientes e com a tecnologia líder da indústria e com a transparência que tem levado ao nosso crescimento.

Além disso, a Tether só melhorou sua cooperação com o DOJ ao ajudar o departamento em tempo real em relação a alguns dos maiores casos de crimes cibernéticos e segurança nacional do país. De fato, os executivos da Tether não têm tido nenhuma interação com o DOJ em conexão com qualquer investigação há mais de um ano e o DOJ não parece estar investigando ativamente a Tether. Tether e Bitfinex foram realmente identificados como vítimas no caso Fowler que a Bloomberg refere.

Ao contrário de muitos no setor, a Tether sempre deu poder à liberdade de expressão, acesso à informação e combate à censura em todo o mundo. O lançamento de produtos como o Keet permitiu que muitos usuários tivessem o controle de seus próprios dados e canais de comunicação que são fundamentais para melhorar a condição humana e se libertar dos monopólios tecnológicos. A Tether visa criar um contraste com a centralização extrema das notícias. É simplesmente uma pena que meios supostamente confiáveis como a Bloomberg encontrem dificuldades para entender uma tecnologia que está revolucionando o mundo.

Também é uma pena que sua falta de exatidão, conhecimento e curiosidade tenham tais consequências para os crentes na indústria. É por causa disso que veremos seu estilo ultrapassado de reportagem e cobertura jornalística ser superado por tecnologias novas e inovadoras descentralizadas. A Tether estará sempre determinada a liderar o mercado de stablecoins por meio da próxima onda de adoção e o fará com orgulho, independentemente de críticas e rumores.”

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading