Cointimes

3 exchanges indianas estão sendo investigadas por facilitar tráfico de drogas

Bitcoin India Gandhi

As agências de investigação indianas estão sondando três exchanges cripto por seus papéis em transações no comércio ilegal de drogas depois de terem sido alertadas pela Unidade de Inteligência Financeira (FIU), que terminou quase 200 transações desse tipo.

Estas transações financeiras, direcionadas para suspeitas de tráfico de drogas na Nigéria, nas Ilhas Cayman e nas Ilhas Virgens Britânicas, foram supostamente realizadas através de três empresas indianas de gerenciamento de ativos digitais, informou um relatório do Economic Times.

A Diretoria de Fiscalização e o Departamento de Imposto de Renda, entre outras agências, estão investigando o caso.

“A moeda digital foi usada para comprar e vender drogas e algumas dessas empresas facilitaram o processo… Até agora a agência foi capaz de rastrear transações no valor de $28.000 rúpias indianas [US $3,5 bilhões],” declarou um funcionário do governo.

A maioria das transações foi realizada através das três empresas cripto sob investigação, e não foram relatadas às autoridades, acreditam os investigadores.     

Estas transações, que ocorreram entre 2019 e 2022, vieram à tona depois que vários traficantes de drogas foram presos pelo Departamento de Fiscalização de Narcóticos de Hyderabad. Eles costumavam operar na dark web e usar criptomoedas para transações financeiras.

A FIU é uma agência nacional que recebe todos os relatórios de transações suspeitas das agências de investigação indianas e coopera amplamente com as agências de aplicação da lei internacionalmente na investigação do financiamento de drogas.

Foco na dark web e cripto

O Ministro Amit Shah disse na semana passada, em uma reunião de alto nível sobre tráfico de drogas e segurança nacional, que os casos de contrabando de drogas através da dark web e de  criptomoedas aumentaram nos últimos anos.   

Durante os últimos meses, as agências de investigação indianas estão investigando proativamente as fraudes e os delitos no espaço cripto local. No início deste mês, a Diretoria de Fiscalização invadiu várias instalações ligadas aos acusados de um esquema de jogo e recuperou dinheiro e bitcoins, que foram congelados.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading